você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

FísicaLab - especial para você que está de recuperação em Física

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 18 de dezembro de 2013

Sou apaixonado por Física. Esse foi o primeiro curso universitário que iniciei, primeiro na USP e depois na UFRGS. A Física nos permite ver a Matemática e, a partir daí, extrapolar o visível para o teórico e o imaginado, calculando o futuro.

O FísicaLab permite que você crie representações bidimensionais dinâmicas de modelos cinemáticos lineares e angulares, estude as forças que atuam sobre corpos rígidos em situações estáticas envolvendo polias e planos inclinados e ainda estude o efeito do calor na expansão de gases ideais. Se um destes assuntos está entre os que deixaram você em recuperação neste final de ano, esta é uma boa chance de agregar valor ao seu quarto de estudos.

A página de downloads do FísicaLab oferece os pacotes binários para vários sistemas operacionais, assim como os códigos-fonte do sistema. Para os que usam o Debian e seus derivados, as instruções para a instalação estão nessa página. Você precisará identificar qual é a sua arquitetura para localizar o pacote correto. Na minha máquina, por exemplo, a sequência de instalação foi a seguinte. O resultado do comando uname-a mostrou que minha arquitetura é Ubuntu, de 64 bits:

  # uname -a
  Linux brod-server 3.11.0-12-generic #19-Ubuntu SMP Wed Oct 9 16:20:46 UTC 2013 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux

Uma olhadela no arquivo /etc/apt/sources.list confirmou que meu Linux Mint 16 (Petra) usa os repositórios da mais recente versão do Ubuntu, o Saucy Salamander:

  # cat /etc/apt/sources.list
  #deb cdrom:[Linux Mint 16 _petra_ - Release amd64 20131126]/ saucy contrib main non-free

Verificando a lista das versões do Ubuntu na Wikipedia, notei que a versão mais recente oferecida entre os pacotes do FísicaLab era aquela para o Quantal Quetzal. Assim, acrescentei a seguinte linha em meu arquivo /etc/apt/sources.list:

  deb http://coyote.octets.fr/pub/gnustep/packages/quantal/amd64/ ./

Em seguida, executei os seguintes comandos:

  sudo apt-get update
  sudo apt-get install fisicalab.app

Aceitei todos os prerrequisitos oferecidos e pronto! O FísicaLab foi adicionado ao menu de meu sistema, junto aos pacotes educacionais. Ao ser lançado, o FísicaLab apresenta um painel no canto superior esquerdo através do qual o Help do sistema pode ser acessado (Info > Help). Além deste painel há duas janelas. Uma é o quadro negro onde você criará suas experiências e outro apresenta os elementos que você usará nelas.

Este mesmo Help está disponível na forma de um completo manual de 305 páginas. Talvez você prefira passar os olhos nele mesmo antes de instalar o software.

Página do projeto Pequeno vídeo no Youtube

Gostou do projeto? Que tal acessar a lista de discussão e oferecer-se para contribuir com seus próprios exemplos, experiências e uma tradução para o português?

Leia mais

Quer ajudar em projetos de código aberto mas não sabe programar? Traduza!

Leia os artigos do Cesar Brod sobre Educação e Tecnologia.

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script