você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Firepad - edição colaborativa de textos

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 05 de dezembro de 2013

Imagine o seguinte cenário: você e alguns colaboradores de empresas diferentes estão desenvolvendo, em conjunto, uma proposta para um cliente. Cada um de vocês está em uma localidade diferente, mas todos têm acesso à internet. Imaginando que todos tivessem uma conta no Google, seria possível criar um documento e usar a opção de compartilhamento para que todos pudessem editá-lo conjuntamente. Mesmo que nem todos tenham uma conta no Google, ainda assim é possível tornar um documento do Google Drive público na web, permitindo a edição por qualquer pessoa que tenha acesso a seu endereço. Isto é feito através do botão Compartilhar (localizado no lado superior direito da janela de edição), dentro das Configurações de compartilhamento, alterando Quem pode acessar para Público na web. Nesse caso, basta passar o link para as pessoas que colaborarão na edição. Este link é longo, cheio de caracteres aleatórios, o que torna muito difícil a adivinhação do mesmo por outras pessoas. Claro, uma vez concluída a edição, torne-o novamente de acesso particular para mantê-lo seguro de edições alheias.

Uma brincadeira coletiva que envolveu a criação de uma história de Halloween valeu-se do método descrito acima está nesse link: http://goo.gl/QoRzCr

Uma alternativa muito boa para a edição colaborativa de textos é o Firepad. Para experimentá-la, simplesmente acesse a página do projeto no link http://www.firepad.io, clique em Private Pad no canto superior direito da tela e comece a criar seu documento. Copie o link do mesmo para todos os que desejar e é só isso (o texto desta dica entá no link http://demo.firepad.io/#o9joRubhpy). Você pode copiar e colar esse endereço para uma mensagem em rede social ou um e-mail e pronto. Fácil e sem burocracia.

Se sua empresa desejar, o software do Firepad pode ser livremente baixado, instalado em um servidor da empresa e oferecido aos colaboradores, por exemplo, em um endereço do tipo http://colabore.empresa.com. Mecanismos adicionais de segurança podem ser implementados para garantir que apenas seus colaboradores tenham acesso à edição colaborativa de seus próprios documentos mas, lembre-se, o excesso de burocracia pode afastar as pessoas do uso desejado da ferramenta.

A Blackdoor Security e a BrodTec implantam soluções seguras de compartilhamento de informações corporativas.

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script