você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

FDTK-UbuntuBr - Forense Digital ToolKit

Colaboração: Leonardo Lemes

Data de Publicação: 07 de Dezembro de 2007

O percentual de crimes cometidos via Internet (por exemplo fraudes, roubos, tráfico de drogas e pedofilia) e o número de incidentes de segurança em diversas instituições têm crescido ano após ano no Brasil e no mundo. Para realizar a investigação de casos como esses é necessário a atuação de peritos com bons conhecimentos de programação, sistemas operacionais e redes de computadores.

A Forense Digital é a área que estuda técnicas e procedimentos a serem empregados nesse tipo de investigação e pode ser definida como a inspeção científica e sistemática em ambientes computacionais, com a finalidade de angariar evidências derivadas de fontes digitais para que seja possível promover a reconstituição dos eventos encontrados (podendo assim, determinar se o ambiente em análise foi utilizado na realização de atividades ilegais ou não autorizadas).

Nesse contexto surge o Projeto FDTK-UbuntuBr - Forense Digital ToolKit. Uma distribuição Linux criada a partir da já consagrada distribuição Ubuntu, que reúne mais de 100 ferramentas capazes de atender a todas as etapas de um investigação Forense oferecendo a possiblidade de ser utilizada como LiveCD e também ser instalada em um equipamento transformando-o em uma estação Forense. Essa distribuição está em constante desenvolvimento e caracteriza-se não apenas pela quantidade de ferramentas, mas também por uma interface amigável, estruturada conforme as etapas do processo de perícia e, ainda pela preocupação por ser distribuída no idioma português.

Para saber mais sobre o projeto acesse a comunidade do projeto no Orkut ou a página do projeto.



Veja a relação completa dos artigos de Leonardo Lemes

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script