você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Facilitando o gerenciamento de aplicativos compilados com o Checkinstall

Colaboração: Ederson L. Corrêa

Data de Publicação: 09 de Janeiro de 2005

Uma das perguntas mais frequentes, e também uma das tarefas mais chatas no linux, é como remover/atualizar aqueles aplicativos que nós compilamos.

Pois bem, o Checkinstall serve justamente para facilitar nossa vida nessa hora. Certamente sua distro possui pacotes dele, entretanto, se preferir pode baixa-lo nos 3 formatos que ele suporta (.tgz, .rpm, .deb) na página oficial. Os sources também estão lá pra quem preferir.

Basicamente o que ele faz é criar pacotes (.tgz ou .rpm ou .deb) do aplicativo que se esta compilando, assim, podemos utilizar as ferramentas nativas (pkgtool, rpm, dpkg) de nossas distros para poder instalar, desinstalar e atualizar esses pacotes.

Infelizmente, ele não é capaz de fazer isso para aplicativos já compilados e instalados ... :( ... esses teremos que tratar manualmente mesmo.

Seu funcionamento é bem simples. Executamos todos os passos da compilação, por exemplo:

  $ ./configure
  $ make

E outros comandos que sejam necessários. Entretanto, na hora do "make install", devemos substituir esse comando por "checkinstall -S" (para criar um pacote para slackware), ou por "checkinstall -R" (para criar um .rpm) ou por "checkinstall -D" (para criar um .deb).

Portanto uma compilação "padrão", com o checkinstall ficaria:

  $ ./configure
  $ make
  $ su
  Password:
  # checkinstall -S (ou -R ou -D, dependendo do caso).

Ele fará algumas perguntas, como nome do pacote, se você quer incluir a documentação no pacote, etc ... e ao final criará e instalará automaticamente o pacote.

Outra grande vantagem do seu uso, é que caso tenhamos várias máquinas "iguais", não precisaremos mais ficar compilando em cada uma, poderemos apenas instalar o pacote resultante da compilação em uma das máquinas.

Boas compilações ... :P



Veja a relação completa dos artigos de Ederson L. Corrêa

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script