você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Extraindo jpg's de imagens raw

Colaboração: Bruno Buys

Data de Publicação: 13 de Janeiro de 2006

Existem diversas ferramentas interessantes para trabalhar com imagens raw no GNU/Linux. Interessantemente, parece que são pouco conhecidas. Talvez até sejam, se o formato raw for comparado com o onipresente jpg, ou outros. Mas a idéia por trás do raw é utilizar o potencial pleno de câmeras digitais semi-prof e/ou profissionais.

Esse formato, falando rapidamente, é o registro do que o sensor CCD da câmera captou, com processamento mínimo. Todo o resto do trabalho tem que ser feito no computador. Ao contrário do jpg, que 'assume' valores para diversos parâmetros da imagem, e descarta informação (lossy), o raw coloca todo o poder nas mãos do fotógrafo. Daí o nome: raw = 'cru', em inglês.

O exiftool pode extrair um jpg embebido nos arquivos raw produzidos pela Nikon D70s (eu não testei com outras câmeras). É uma boa 'primeira abordagem' da foto, que simplifica o seu fluxo de trabalho, se você está vendo uma bateria de fotos de um dia de trampo. Como a 'revelação' da foto (conversão para ppm ou tif) leva um tempinho, é bom ter um jpg para cada arquivo, para uma primeira filtragem.

Eu criei um serviço do kde, que extrai o jpg, e fica disponível no menu acessório, quando, no konqueror, clico o botão direito do mouse numa imagem raw. Ele precisa do exiftool, disponível em http://www.sno.phy.queensu.ca/~phil/exiftool.

Para usá-lo, copie o trecho abaixo em um arquivo texto e dê um nome, com extensão .desktop (o meu é extrai.jpeg.desktop). Salve-o em /$HOME/.kde/share/apps/konqueror/servicemenus. A opção "Extrai jpg de raw" vai aparecer no menu acessório "Actions", no konqueror.

Ele salva um jpg com o mesmo nome do arquivo original, no mesmo diretório. Permite seleções múltiplas.

  #
  # Bruno Buys, 10-dez-2005. Modificado a partir do 'image converter', de Jens Benecke
  # Sob a GPL v.2.0.
  #
  # Copie isso em $HOME/.kde/share/apps/konqueror/servicemenus. 
  # Deve funcionar (pelo menos funciona
  # no meu Debian sarge. 10-dez-2005.
  #
  [Desktop Entry]
  ServiceTypes=image/*
  Actions=extract jpeg
  
  
  [Desktop Action extract jpeg]
  Name=extrai jpg de Raw
  Icon=image
  Exec=exiftool -b -JpgFromRaw -w _thumb.jpg -r
  


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Bruno Buys

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script