você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Estratégia recomendada para instalação de patches no Solaris

Colaboração: Ciro Bessa

Data de Publicação: 20 de Dezembro de 2007

Este resumo foi escrito baseado no documento que se encontra em http://www.sun.com/blueprints/0205/819-1002.pdf

Devido à aplicação de patches se tornarem cada vez mais complexas e tomadoras de tempo (planejamento e execução), a estratégia para sua implementação necessitou ser revisada e esclarecida. Segue abaixo um resumo das recomendações da Sun em relação à aplicação de patches.

  • A analise da necessidade de aplicar patches ou efetuar um update de software deve ser baseada em variáveis como: RISCO, CUSTO, CONSUMO de TEMPO (avaliação do patch e implementação deste) e DISPONIBILIDADE.
  • Minimizar a quantidade de mudanças em seu ambiente sempre que possível. Toda mudança neste caso tem um risco associado e acréscimos ao tempo de indisponibilidade dos sistemas.
  • Somente realize mudanças voltadas a resolver os problemas conhecidos.

No caso de haver a identificação de um problema em que a solução aponta para aplicação de um patch, deve-se considerar cuidadosamente as seguintes questões:

  • O Sistema está parado ou inoperante?
  • O sistema está operante, mas está apresentando erros e obstáculos preocupantes?
  • O ciclo de manutenção será o suficiente a ponto de se arriscar esperando a aplicação deste patch?
  • Manter seu ambiente apropriado aos seus negócios e as necessidades das aplicações. Consiste em manter a estabilidade total dos sistemas, com todos bug fixes, segurança adequada, performance adequada e poucos patches para serem gerenciados.
  • Manter-se atento as notificações de alerta da Sun e a outras publicações, referentes a: segurança, possíveis perda de dados e indisponibilidade do ambiente.

Para facilitar os casos de atualização de patches, a Sun suporta o uso de um Pacote de patches recomendados e o Pacote de alertas . Contudo a analise da Sun sobre disponibilidade, mostra que aplicações adicionais de patches depreciam a disponibilidade total dos sistemas, isto contando tempo planejado e não-planejado de indisponibilidade (downtime).

Quanto ao Pacote de patches recomendados alguns clientes têm por política, manter todos os patches recomendados aplicados no sistema. O Lado bom disto é manter o ambiente em conformidade com todos os alertas de segurança publicados o lado ruim é o fato de introduzir mais mudanças ao sistema do que o necessário. Concluindo, a aplicação do patches recomendados atualizados baseado na sua liberação programada (a cada 3 meses) não é necessária.

Quanto ao Pacote de alertas este é o pacote mínimo de todos os patches necessários para todos as publicações de alertas, e as mínimas mudanças ao seu sistema ocorreriam em caso de sua aplicação, ao mesmo tempo em que se mantém o sistema atualizado junto a todos os alertas de segurança.

A crença da Sun em relação à aplicação de patches, é a de somente aplicar patches específicos referentes a publicações ou sob-demanda de um problema conhecido. Não se deve aplicar patches somente para manter estes atualizados. Não há beneficio em aplicar as ultimas versões de patches sem entender se o patch provê algum tipo de valor positivo.



Veja a relação completa dos artigos de Ciro Bessa

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script