você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Estabelecimento de Conexões PPP em sistemas Linux

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 07 de Janeiro de 1999

A configuração de um serviço de acesso discado à Internet utilizando sistemas Unix envolve a configuração do PPP (Point to Point Protocol). Esta configuração envolve diversos passos e em certas situações pode ser um pouco complexa e passível de erros.

No Debian Linux, a configuração do PPP é feita automaticamente durante o processo de instalação, por meio do programa pppconfig. Eu não precisei mexer em nada posteriormente.

Para o acesso propriamente dito, uma boa recomendação é utilizar o programa Wvdial. Este programa automatiza todos os passos necessários ao estabelecimento da conexão com seu provedor. No Debian Linux 2.0 a versão distribuída juntamente com o CD do sistema é a 0.41. Esta versão usa como default a discagem de tom e você não tem como mudar para discagem de pulso através do arquivo de configuração, /etc/wvdial.conf. Eu consegui alterar isto alterando diretamente o código binário do programa, substituindo a string ATDT por ATDP. Isto feito o programa funcionou perfeitamente e nunca apresentou problemas.

A vantagem maior do programa wvdial é que tudo é feito automaticamente: o reconhecimento do modem, a discagem do número telefonico, fornecimento do username e password.

O Wvdial para RedHat pode ser obtido no web site de distribuição do produto, em http://worldvisions.ca/wvdial/index.html Para o Debian Linux ele pode ser encontrado em http://ftp.unicamp.br/pub/systems/Linux/distributions/debian/dists/hamm/hamm/binary-i386/comm/wvdial_0.41.deb

A versão distribuída na Web é a 1.0 e deve conter mais alguns melhoramentos sobre a versão 0.41 que uso (que já é muito boa). Eu ainda não instalei esta versão. Para que mexer em time que está ganhando, não?



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script