você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Entrevista com um dos criadores do ENIAC

Colaboração: Rogério Acquadro

Data de Publicação: 16 de Fevereiro de 2006

No dia de 14 de fevereiro de 1946 o ENIAC [1] era inaugurado. O ENIAC (acrônimo para Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador elétrico a ser criado e representa um marco importante na história moderna da ciências exatas e da computação. Suas características impressionam até hoje.

Eram 17.468 válvulas, 7.200 diodos de cristal, 1.500 relês, 70.000 resistores, 10.000 capacitores e aproximadamente 5 milhões de pontos de solda manual. Pesava cerca de 27 toneladas, e ocupava cerca de 160 m². Consumo? 150 kW.

Os dois maiores responsáveis pelo ENIAC eram J. Presper Eckert e John W. Mauchly, ambos da universidade da Pensilvânia. Eckert faleceu em 1995 e Mauchly em 1980. Em 1989 Eckert concedeu uma entrevista, mas só agora, no 60o. aniversário do ENIAC, é que a entrevista foi decupada e trazida a público.

A entrevista, publicada na íntegra no site da Computer World [2] e no site da (PC)² (ambos em inglês) brinda os usuários com registros históricos interessantes e, por que não dizer, nostálgicos. Informações surpreendentes como o poder de processamento do computador, seus limites e capacidades e detalhes técnicos e históricos estão presentes nesta entrevista.

Referências:


Alias do Linux contestam a campanha Get the Facts, da Microsoft

O OSD (Open Source Development Labs) a empresa Levanta estão combatendo a campanha da Microsoft contra o Linux, chamada Get the Facts.

Foi publicado um documento, em formato PDF, de 17 páginas chamado Get the Truth on Linux Management que contesta as afirmações da Microsoft de que o Linux possui um custo total de propriedade (TCO) e de gerenciamento mais alto do que o Windows.

Veja o artigo em http://www.osdir.com/Article8291.phtml



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rogério Acquadro

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script