você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Entendendo o proc

Colaboração: Rodrigo Ribeiro Bento

Data de Publicação: 25 de Abril de 2006

O /proc é basicamente um sistema de arquivos. Este diretório virtual é mantido pelo kernel e disponibiliza uma grande quantidade de informações com relação aos processos que estão rodando. Como conseqüência, alguns comandos como ps e lspci lêem o /proc para adquirir informações sobre o sistema. Embora seja virtual e não represente nenhum dispositivo físico, ele pode ser montado e desmontado , e a cada vez que o seu Linux é reiniciado, um novo /proc é criado.

Nele podemos visualizar informações como: a configuração atual do sistema, os estados das portas físicas, dados sobre as redes, os módulos que você carregou, por quanto tempo seu sistema está ligado, o uso de memória, tipo do processador e a velocidade etc.

O /proc contém diretórios e arquivos virtuais, sendo que o conteúdo desses arquivos virtuais é criado dinamicamente. Um arquivo virtual pode apresentar tanto informações do kernel para o usuário como também serve como um meio de enviar informações do usuário para o kernel. Ao listar o diretório /proc obtemos dois grupos de arquivos principais. O primeiro grupo envolve os arquivos nomeados numericamente, os quais correspondem ao process ID (PID) de um processo em execução no sistema (todo processo tem uma entrada no /proc). O segundo grupo contém os arquivos e diretórios que não são nomeados numericamente, e cada um deles descreve uma operação do kernel.

Como vimos, o /proc oferece aos usuários e aos administradores Linux um meio poderoso de conseguir informações em tempo de execução e também um meio de comunicação com o kernel. Ele é extremamente importante para entender o sistema, então vale a pena dar uma explorada nele e dominar a sua máquina.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rodrigo Ribeiro Bento

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script