você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Emuladores e diagnósticos

Colaboração: Marcelo Garcia

Data de Publicação: 23 de Outubro de 2004

Esta semana tivemos a "ardua" tarefa de instalar um Windows XP, em um Pentium III. Esta maquina estava rodando o Windows 98, e apresentava os costumeiros "congelamentos". Porém quando íamos instalar o XP, logo no inicio da instalação recebiamos uma mensagem de erro, e a instalação era aportada. Substituimos memoria e processador e o mesmo erro persistia.

Em busca de uma maneira de demonstrar ao proprietário do equipamento que o seu hardware possuia problemas, fomos em busca dos famosos programas de verificação de hardware. Encontrei novamente o software alemão DIAG, que eu julgava extinto. Meu primeiro contato com o DIAG foi a 10 anos atras. Ele vinha de "brinde" junto com laptops XT, para verificação da performace do mesmo :-)

Hoje existem diversos softwares pra checagem de hardware, como o SANDRA (muito bom) e o CHECKIT. Porem eles precisam de um S.O. Instalado para rodar. O DIAG continua rodando em D.O.S. (isto mesmo, em D.O.S.). Enquanto o Windows PE não é comercialmente lançado o DIAG pode ser uma otima ferramenta para teste em maquinas que nao possuem S.O. instalado. É só montar um disco de BOOT D.O.S., e depois rodar o DIAG. A ultima versao (4.60) verifica até Pentium IV. A principio seus updates saem apenas quando é lançado nova arquitetura de processador. Pelo o que pode-se observar no site, ha um update pelo menos uma vez por ano. Vale a pena perder 30 minutos e testa-lo.

O DIAG completo é "grande" demais pra caber em um disquete - Ocupa cerca de 1,7 MB. Porem pode-se apagar os arquivos TEXTO e os .DAT que voce nao pretende usar nos testes. Opção B é gravar um CD e roda-lo diretamente do CD.

Esbarrei tambem com outra "raridade". A comunidade de software livre, mantem uma versao FREE de D.O.S. (O velho Disc Operation System). O software posseu uma versao que cabem em um disquete comum de 1.44Mb, porem a sua ultima ISO esta em 11MB.

Ele é bem interessante, tem manutenção e crescimento de versões. É bem interessante pra quem tem que ainda usar D.O.S. por algum motivo. Mas uma utilização interessante é para manutenção de maquinas com Windows 98 e Me. Voce pode criar um CD de boot, colocar o DIAG e ter muito mais ferramentas que o disco de inicialização do Windows 98 provê.

É também mais uma alternativa para os game-maniacos que tem problemas em rodar emuladores e jogos antigos (como o BattleChess) no Windows XP. Basta fazer um CD com o FREEDos e queimar junto seus jogos preferidos. No site Belga do MAME existe versao do emulador de fliperama com roms para FREEDos (http://www.mame.be/) :-))

Além disto o FREEDos prove um acesso "transparente" para troca de arquivos UNIX. Ele possui utilitarios de conversao de CR + LF, utilitario com o man, entre outros.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Marcelo Garcia

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script