você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Emulação de Ambiente DOS em Linux

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 04 de Junho de 1999

Uma das muitas aplicações disponíveis no ambiente Linux, ou Unix em geral, é o DOSEMU. Este programa permite que se rodem programas DOS sob Linux.

No Linux da Conectiva, Guarani, você pode optar pela instalação da versão 0.98 (dosemu-0.98.1-3cl.i386.rpm). Esta versão, na minha instalação, não funcionou o acesso ao floppy. Todo o resto funcionou perfeitamente.

Eu fui então ao site do DOSEMU, que fica em http://www.dosemu.org/. Neste site, eu peguei a versão experimental, ou do desenvolvedor (developer). Para esta versão não estavam disponíveis os binários no formato RPM, para o RedHat Linux, como o da Conectiva. Eu peguei então o arquivo fonte, em ftp://ftp.dosemu.org/pub/dosemu/Development/dosemu-0.99.11.tgz e compilei. A compilação se deu sem problema algum e pouco tempo depois estava fazendo os testes. Nesta versão tudo funcionou perfeitamente, até mesmo o acesso ao floppy.

Eu fiz testes com várias versões do DOS. Funcionou com todas, até mesmo com o Windows 98. Por Windows 98 não entenda o ambiente gráfico mas sim o DOS. Tanto o Windows95 quanto 98, oferecem a possibilidade de não ativarem o ambiente gráfico. Para isto, edite, com cuidado (se possível faça um backup), o arquivo msdos.sys. Neste arquivo modifique as linhas:

  Logo=1
  BootGUI=1

para

  Logo=0
  BootGUI=0

Desta forma o ambiente gráfico não será automaticamente invocado quando do startup da máquina. Isto tudo estou levando em consideração uma máquina que possua Windows e Linux. No arquivo de configuração do DOSEMU, em /etc/dosemu.conf, altere a definição $_hdimage para apontar para a sua partição Windows. Desta forma, ao se invocar o DOSEMU, ele utilizará os arquivos do próprio DOS ou Windows. Existem diversas opções para configuração do DOSEMU. É possível até mesmo se rodar o Windows 3.1 ou 3.0 sob o DOSEMU, embora os autores façam fortes recomendações para que isto não seja feito.

Caso você não possua o DOS, você pode obtê-lo gratuitamente no site da empresa Caldera, que também comercializa uma distribuição do Linux, OpenLinux. O endereço onde se encontra o DR-DOS é http://www.calderathin.com/products/drdos/download.html A versão do Windows 3.1 que funciona com o DOSEMU é aquela distribuída, muitos anos atrás, juntamente com o OS/2, chamada os2win31.zip. É bom lembrar que para usar este software você precisa de uma licença de uso tanto do OS/2 quanto do Windows3.1. Existem ainda algumas versões disponíveis deste arquivo na Internet. Um search no Altavista deve retornar alguns endereços onde este arquivo se encontra. Para quem quiser saber mais sobre a utilização do Windows 3.1 sob DOSEMU, ler o documento http://ftp.unicamp.br/pub/systems/Linux/system/emulators/dosemu/Win3.1_Dosemu.HOWTO.gz

Enfim, o DOSEMU é fartamente documentado e parece ser uma aplicação bastante confiável. Se você estiver planejando a migração de seu ambiente Microsoft para Linux e ainda precisar rodar aplicativos antigos baseados em DOS, esta pode ser uma solução viável e bastante econômica, tudo o que você vai empregar será o seu tempo. Todos os softwares são gratuitos.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script