você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Em tempos de Khan Academy - muitos vídeos para quem quer aprender Matemática

Colaboração: Leonardo Barichello

Data de Publicação: 03 de maio de 2012

O Salman Khan começou a Khan Academy com vídeos ensinando conteúdos básicos de Matemática, como soma de frações.

Para os que não conhecem, a Khan Academy reune um conjunto enorme de vídeos que explicam de maneira muito objetivo tópicos das disciplinas básicas de Ensino Fundamental e Médio (e alguns de Ensino Superior) em um estilo que não é nada mais do que um quadro negro típico.

Particularmente, credito o sucesso da iniciativa não à inovação (afinal, tratam-se apenas de explicação em um quadro negro digital), mas sim à objetividade dos vídeos (a maioria tem cerca de 5 minutos e trata de tópicos bem específicos) e à mídia usada na disponibilização do material (todos os vídeos podem ser vistos no portal oficial, mas estão hospedados no Youtube, onde explodiram originalmente).

Mas em tempos de Khan Academy, existem muitos outros canais para os que querem aprender Matemática e por "canais" eu me refiro a canais do Youtube mesmo!

O primeiro que recomendo é o canal Matemática Multimídia, que conta com 154 vídeos, todos com duração de cerca de 10 minutos, abordando conteúdos do Ensino Médio. Tratam-se de mini-ficções com começo, meio e fim, nas quais os personagens se deparam com alguma situação-problema que exige algum conhecimento de Matemática para resolver.

A segunda recomendação é o canal Telecurso, que conta com cerca de 1300 vídeos, dos quais perto de 100 abordam conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio. Estes vídeos têm um formato um pouco mais escolar e trazem personagens e situações que fazem do contexto de mais de um vídeo.

Apesar de menos objetivos que os vídeos da Khan Academy, esses dois outros canais trazem opções interessantes que normalmente valorizam muito mais a interdisciplinariedade.

Leonardo Barichello é Professor de Matemática e sócio-diretor da Mais - serviços e recursos educacionais (www.mais.mat.br).


Veja a relação completa dos artigos de Leonardo Barichello

 

 

Opinião dos Leitores

Paulo
03 Mai 2012, 06:54
Muito útil, dicas como esta ajudam pessoas a utilizar mais e melhor os recursos tecnológicos a favor do desenvolvimento do raciocínio, e isto faz toda a diferença. Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script