você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Editor de Partituras Livre no Portal do Software Público

Colaboração: Corinto Meffe

Data de Publicação: 22 de novembro de 2010

O Editor de Partituras Livres EDITOM chega ao Portal do Software Público Brasileiro em clima de comemoração. O lançamento foi durante evento dedicado à organização da Copa2014, nas instalações da FINEP no Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença do compositor e cantor Gabriel o Pensador que foi ao evento especialmente para participar da disponibilização do EDITOM. No lançamento também estiveram presentes o diretor de inovação da FINEP Eduardo Costa, o empresário Roberto Bittar, responsável pela criação do EDITOM, e o coordenador do Portal SPB, Corinto Meffe.

Na visão do empresário Roberto Bittar o EDITOM poderá ser utilizado agora por qualquer pessoa, em particular pelas crianças que estão em idade escolar. "Com a aprovação da legislação federal que retorna o ensino da música nas escolas, o EDITOM certamente será uma ferramenta que vai estimular ainda mais o estudo da música por parte das crianças", completa Bittar.

A solução pode ser acessada direto no Portal do Software Público Brasileiro pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/detail-community, clicando no botão "Acesse a comunidade EdiTom e baixe o software".

Algumas das principais características do EDITOM são apresentadas a seguir:

  • Possui tutores de flauta, violão e teclado, mostrando as posições de cada nota ou acorde, na sequência da partitura escolhida. Os tutores têm o objetivo de facilitar a execução de músicas a partir da partitura, orientando os primeiros passos do aluno.
  • Ouvido Digital - Para os iniciantes, reconhecerem as notas a partir da emissão de algum som, é algo muito difícil. Para facilitar a criação da relação entre os sons produzidos e a música, o software transforma seu assobio em notas colocadas na partitura, interpretando as notas, durações e oitavas.
  • Além da forma tradicional da partitura, o software possui mais 5 formas diferentes de apresentar a partitura. Iniciando por ovais coloridos sem o pentagrama, as simbologias de escrita vão sendo acrescentadas em cada forma, até se completar na sexta forma que é a partitura tradicional.
  • São duas formas de edição de partitura convencional: ícone de nota e de letras.
  • Permite tocar uma partitura, como se fosse um software de Karaokê possibilitando repetir o exercício ou acompanhar a partitura, utilizando o teclado do computador como se fosse um instrumento musical.
  • O software possui várias funções facilitadoras que permitem mudanças de tom, de escala, de ritmo, com apenas um clique do mouse (botão da direita).
  • Permite a criação de acordes a partir da digitação de Cifras musicais. Para ativar o criador de acordes, selecione o modo próprio de edição (ícone de letras) e dê um duplo clique na partitura.


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Corinto Meffe

Opinião dos Leitores

fabio
29 Nov 2010, 19:42
correção,

Apos fazer o cadastro e fazer login: abaixe o instalador para windows:

http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/editom/file-storage/view/Editom%2eexe

link para o manual de instalação no windows:
http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/editom/file-storage/view/Arquivos%20Darlan/manuais-de-instala-o/manualInstalEditom%2epdf



Versao para outros sistemas operacionais:

http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/editom/file-storage/view/editom%2ejar

link para o manual de instalação no linux:

http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/editom/file-storage/view/Arquivos%20Darlan/manuais-de-instala-o/Como_executar_EDITOM_-_Ubuntu.pdf


Atenção, é necessário ter o JAVA instalado.
Caso não tenha baixe desse site aqui: www.java.com


fabio
29 Nov 2010, 19:32
Apos fazer cadastro no portal do software publico e fazer login, acesse esse link para acesso direto ao EDITOM:

http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=21650445
Wellington Pinheiro
23 Nov 2010, 11:27
Muito boa a iniciativa!

Eu uso linux há um bom tempo e sinto muita falta de algumas ferramentas para trabalhar com música. Dessa forma, o EDITOM vem para ajudar a preencher uma grande lacuna além de ser código aberto e principalmente brasileiro!

Só para esclarecer, após se cadastrar no site softwarepublico.gov.br, você deve se associar à comunidade do Editom. Na página do Editom, no lado direito aparece em destaque: "Software EdiTom" com dois links. Clique no 2o. link: "Instalação do EdiTom (Arquivos e Documentação)" e você terá acesso à documentação, binários e código fonte.

Fiz download do código fonte e dos binários sem maiores problemas!
Nick Marinho
22 Nov 2010, 12:37
Site bixado e mal feito.

Esse link aí leva a um lugar para se cadastrar mas fazendo o cadastro leva a uma página dizendo que você não tem permissão para ver o conteúdo.

É por isso que software, nem mesmo esse que deveria ser free, no Brasil não vai pra frente.

Do que adianta fazer um software desse tipo, usual e necessário, fazer evento pra promovê-lo se o principal que é ele estar disponível para quem quer utilizá-lo não poder ?

Piada !
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script