você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

DLL Hijacking também afeta algumas Linux distros

Colaboração: Alexandro Silva

Data de Publicação: 30 de agosto de 2010

Durante esta semana vimos o "caos" reinando no império do tio Bill. Devido a falhas em DLLs no sistema da Microsoft foram encontradas cerca de 30 vulnerabilidades em seus produtos.

HDMoore e sua trupe imediatamente atualizou o svn do Metasploit com o exploit para explorar está vulnerabilidade. Só que no estilo "Nóis morde, mas nóis também assopra" foi criada uma ferramenta de auditoria, assim usuários do sistema de Redmond podem auditar seus sistemas em busca de falhas.

O site Exploitdb também disponibilizou dezenas de exploits para explorar estas falhas. Usem com muita cautela.

Foi descoberto também que algumas distribuições Linux possuem uma vulnerabilidade similar. A falha se originou por meio de um patch do Debian distribuído no ano passado. Distribuições como Ubuntu e Fedora também estão vulneráveis de acordo com as discussões iniciadas pelo pesquisador em segurança Tim Brown.

Segundo Brown, a falha foi introduzida num patch do Debian lançado em março de 2009.

Na lista de discursão Full-Disclosure um usuário informou que consegiu reproduzir a falha no Apache CoucheDB rodando no Ubuntu 10.04 e o time de segurança do Fedora informou que o sistema realmente encontra-se vulnerável.

No Linux este bug não apresenta-se na mesma escala que em sistemas Windows já que a nestes é uma falha na arquitetura remontando a 2002.

Segundo o boletim MS10-aug lançado em 10 de agosto de 2010, a Microsft informa que já foram criadas as correções para estas falhas. Junto com as correções, estão mais informações e links para download de ferramentas de detecção.

Leia mais

Blog do autor: http://www.alexos.org


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Alexandro Silva

Opinião dos Leitores

Eduardo
30 Ago 2010, 14:20
Texto interessante, mas acredito que deveria existir um time editorial tratando os graves erros de português.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script