você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Disponivel Software gratuito para organização de acervos

Colaboração: Datagrama Zero

Data de Publicação: 12 de março de 2008

A tarefa de catalogar milhares de livros, discriminando autor, data de lançamento, editora e outros dados sobre as obras, já é das mais complexas; imagine então lidar com tudo isso e também controlar entrada e saída de exemplares emprestados.

Eis o cenário da maioria das bibliotecas brasileiras. A sorte é que, agora, elas podem contar com um software que facilita a confecção das fichas e controle de estoques.

Trata-se do BibLivre (Biblioteca Livre), criado por profissionais da Coppe/UFRJ e dos amigos da Biblioteca Nacional.

Agora, o software chega à versão 2.0 ainda mais simples e disponível para bibliotecas do sistema nacional, das estaduais e as de escolas, etc.

Além disso, na página oficial do programa www.biblivre.ufrj.br já foram realizados 7.500 downloads, uma vez que qualquer um pode baixar e personalizar o programa. De acordo os autores, os programas antes disponíveis para catalogação e organização de bibliotecas não eram profissionais.

O BibLivre, que é gratuito, surgiu como alternativa para as velhas fichas de papel, que davam trabalho às incansáveis na organização das bibliotecas.

Agora, depois de terminada a versão 2.0, os programadores partem para a internacionalização do projeto ^W a princípio, ele será traduzido para o inglês e o espanhol e a disponibilização do código-fonte na rede.

Segundo a Coppe/UFRJ também idealizadora do programa, a intenção é oferecer uma ferramenta simples e intuitiva para as bibliotecas e centros de informação

Fonte: http://dgz.org.br/fev08/F_I_iden.htm


A morte do Netscape Navigator

Fonte: Notícias Linux

Enfim, depois de anos de agonia, o Netscape Navigator foi definitivamente abandonado. O suporte oficial para o navegador terminou no último dia primeiro de março. Ultimamente ele era mantido por alguns engenheiros, que apenas faziam uma versão camuflada do Firefox com algumas extensões. Este é o fim do navegador que chegou a ser utilizado por cerca de 90% dos internautas em meados da década de 90.

Informação completa

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1205018120.html#comentarios



Veja a relação completa dos artigos de Datagrama Zero

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script