você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

dirsplit - Divisão de diretórios

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 08 de outubro de 2012

O comando dirsplit divide um diretório em vários outros, segundo critérios especificados como argumentos na linha de comando.

Por exemplo, se você quiser dividir um arquivo de músicas imenso que você possui, em vários outros, com tamanho máximo de 700 MB, emita o comando:

  dirsplit -m -s 700M diretoriocommusicas/ -p /cdrom/backup_

A diretiva "-m" instrui o programa a mover os arquivos para os novos diretórios criados. A diretiva "-s 700M" instrui o programa a criar novos diretórios com um tamanho máximo de arquivos em 700 MB. O valor padrão (default) da diretiva "-s" é 4488M, ou o tamanho de um DVD. "diretoriocommusicas" é o diretório que você quer dividir. A diretiva "-p /cdrom/backup_" indica que os diretórios devem ser criados com o prefixo "backup_" dentro do diretório "cdrom".

  dirsplit -s 700M -e2 -f '!/Thumbs.db|Desktop.ini|\.m3u$/i'

Eu posso também definir filtros, excluindo alguns arquivos das ações a serem tomadas. No exemplo acima, a diretiva "-f '!/Thumbs.db|Desktop.ini|\.m3u$/i" instrui o comando dirsplit a ignorar arquivos com os nomes Thumbs.db, Desktop.ini e arquivos terminados com os caracteres .m3u.

O comando dirsplit faz parte do pacote genisoimage. Para instalar em sistemas Debian GNU/Linux ou derivados, digite, como root, o comando:

  apt-get install genisoimage

Referências



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script