você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Dicas vi - 1

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 20 de Março de 1997

A partir de hoje e nos próximos dias estarei enviando algumas dicas sobre o uso do programa vi.

O vi, embora odiado por muitos e amado por poucos (ninguém??), ainda é fundamental para a maioria dos administradores de sistemas Unix. E também é o único editor de textos que voce pode ter a certeza de encontrar em qualquer lugar e em qualquer condição do sistema operacional (modo monousuário, modo de recuperação e etc.).

Então, a dica de hoje :-)

Existem alguns caracteres dentro do vi que são identificados como caracteres de controle. Isto pode causar alguns inconvenientes, como por exemplo, se eu desejar mudar todas as ocorrências da string /home/cesar/bin/local_programs por /usr/bin/local_programs, eu teria que digitar o seguinte:

  %s/\/home\/cesar\/bin\/local/\/usr\/bin\/local/g

Todos os caracteres "/" teriam que ser precedidos por um "\" indicando que o caracter "/" neste caso não deve ser interpretado como um caracter de controle.

É fácil se notar que quanto maior a string maior a possibilidade de erros.

Mas uma característica do vi muito pouco conhecida é que nós podemos substituir a "/" por qualquer caracter que desejarmos. Desta forma, o exemplo acima pode ser escrito da seguinte forma:

  %s:/home/cesar/bin/local:/usr/bin/local:g
    ^                     ^              ^
    |                     |              |

Neste caso o caracter "/" foi substituido pelo caracter ":" tornando desnecessário que se preceda o caracter "/" pelo caracter "\". É claro que se o caracter ":" aparecesse na string a ser substituída ele teria que ser precedido por "\".

  %s:/home/queiroz\::/home/rubens:g
                   ^^

Adendo à dica do dia 19/03/97

Para invocar o comando ftp, diretamente da linha de comando, no modo não interativo basta fornecer a flag "-i". Se este é o seu modo de trabalho preferido, você pode definir um alias para o comando ftp, inserindo no seu arquivo de configuração (.cshrc, para quem usa a cshell), a seguinte linha

  alias ftp "ftp -i"

Esta dica foi fornecida por Edierley Batista Messias (mailto:<ebm (a) japura dcc fua br>) do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Amazonas.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script