você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Diáspora - O mundo social online em que você está no controle

Colaboração: Anahuac de Paula Gil

Data de Publicação: 14 de março de 2014

Tudo novo, mas sem receio de ser espionado, monitorado, vigiado. Sua privacidade tem que estar em primeiro lugar na nova Internet, a Internet 2.0. Assim nasce o Diáspora, como prova de conceito de 4 estudantes que decidiram fazer um "crowdfounding" que deu certo. Muitas linhas de código depois nascia uma rede social que estava pensada para ser linda e segura.

Alta disponibilidade, escalabilidade, segurança, respeito a privacidade, proteção ao anonimato e garantia de livre expressão foram critérios adotados para desenvolver essa fantástica ferramenta. Mas como é possível garantir tudo isso, em uma Internet cada vez mais centralizada em menos de uma dúzia de programas e redes sociais que arrebanham bilhões de pessoas? Federalizando, ou seja, separando o serviço em milhares de servidores que se comunicam através de um mesmo protocolo encriptado, com nível de autonomia ao gosto do usuário.

A segurança só pode ser garantida pelo código livre e pela possibilidade de qualquer pessoa, empresa ou organização de instalar seu próprio servidor e fazer parte da grande rede. Essa autonomia é a mesma que permite anonimato real na rede, além de total privacidade, pois com o servidor sob seus cuidados, ninguém poderá xeretar seus dados. Além disso não há como limitar a quantidade de pessoas para as quais sua mensagem será enviada.

Então você pode escolher um servidor já existente, baseando-se na proximidade geográfica, na indicação de um amigo ou porque lhe agrada a cara do formulário de registro. Se algo não lhe agradar ou se houver qualquer tipo de incidente ou necessidade, pode-se rapidamente, configurar o seu próprio POD, recriar sua conta e iniciar seus contatos novamente.

Entenda, a capacidade de manter comunicação com todos os usuários de todos os demais servidores da rede Diáspora não implica em que seu usuário é capaz de se logar em qualquer servidor. Além disso, ainda não há uma ferramenta para migrar mensagens e contatos de um servidor para outro.

Confuso? Na verdade não. Talvez não tenha ficado claro de imediato, mas todos nós já usamos uma ferramenta que é, na verdade, uma rede social federalizada: o e-mail. Pense a respeito: milhares de servidores espalhados pelo mundo todo, com o grau de autonomia amplo, na qual a privacidade pode ser garantida e que para fazer parte, basta ter uma conta. Confesso que eu também me surpreendi a primeira fez que percebi isso.

Outro ponto forte da Rede Diáspora é sua capacidade de interação com outras redes sociais como Twitter e Facebook. Pode-se enviar mensagens em todas as direções. Por exemplo, pode-se replicar mensagens do Diáspora para o Twitter e Facebook. Isso é muito útil quando se deseja centralizar o envio de mensagens.

Em dezembro de 2013 entrou em funcionamento o primeiro POD Diáspora no Brasil http://diasporabr.com.br E em menos de 3 meses já congrega mais de 5 mil pessoas. "Este é uma iniciativa voluntária e humanista" Comenta Junio Rodrigues diretor da RGV, empresa que patrocina o servidor que hospeda o serviço.

Seguindo uma linha de financiamento muito popular nos países desenvolvidos, a rede Diáspora se mantém de doações e patrocínios. "As pessoas tem sido levadas a crer que serviços on-line são gratuitos, mas nada é de graça. Se você não paga pelo serviço, então você é o produto", comenta Anahuac Gil, mantenedor do servidor Diáspora nacional. Entretanto a rede social é gratuita e deverá se manter assim enquanto se encontrarem parceiros e apoiadores dispostos a pagar a conta.

Que tal experimentar? Que tal dar uma chance para a sua privacidade? Porque talvez seja hora, como diz o slogan do projeto: vamos mudar a Internet?



Veja a relação completa dos artigos de Anahuac de Paula Gil

 

 

Opinião dos Leitores

ivan
15 Mar 2014, 18:55
Já sabia do diaspora , mas não sabia da versão nacional, entretanto aqui vale um aviso. Mark, seim o do FACebook, estava interessado no projeto
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script