você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Dia - O Editor de diagramas para Linux

Colaboração: Alessandro de Oliveira Faria

Data de Publicação: 22 de Abril de 2005

O software Dia apresenta recursos para criação, planejamento e controle de praticamente qualquer tipo de projeto. Em desenvolvimento de projetos é extremamente importante a apresentação de organogramas, fluxogramas, diagramas de websites, banco dados e redes.

Apresentação Geral

O download pode ser feito em http://www.gnome.org/projects/dia/downld.html. Inclusive neste link podemos encontrar versões compiladas para outras plataformas. No meu caso acabei instalando o pacote que se encontrava em minha própria distribuição Suse 9.1.

Esta ferramenta é de fácil utilização, portanto irei apresentar apenas alguns recursos em função da simples operacionalidade.

Na figura abaixo, visualizamos a janela de ferramentas principal:

No primeiro bloco encontramos as ferramentas de ações como selecionar, mover, zoom, imagem, linha, círculo e outros.

Um recurso muito útil é a utilização de camadas, como no poderoso Gimp, podemos trabalhar isoladamente com cada camada e inclusive habilitar e desabilitar a sua visualização.

Para criar um novo diagrama, clique opção arquivo do menu principal, e no sub-item Novo diagrama.

Na figura abaixo, criei um modelo de organograma empresarial. Muito utilizado para exibir a hierarquia de uma determinada empresa ou projetos.

Clicando com botão direito do mouse sobre a área do diagrama, teremos um menu que nos proporciona diversos recursos de edição dos objetos. Na figura abaixo podemos visualizar as opções principais:

No menu principal, podemos exportar o diagrama para o formato PNG. Assim gerando uma imagem que pode ser utilizada em diversos aplicativos.

Na caixa de diálogo para exportação do diagrama, devemos informar o caminho onde a imagem será salva, extensão/tipo e o seu nome. Veja o exemplo na figura abaixo:

Ao clicar no botão OK, outra caixa de diálogo solicitará a dimensão da imagem a ser gerada. Depois informado a dimensões, clique em exportar.

Podemos selecionar um dos diversos grupos de objetos gráficos, basta clicar no nome do grupo desejado para visualiza-los no formulário de ferramentas. Nas figuras abaixo, vejamos alguns exemplos:

Para se ter uma idéia do trabalho final (exportado), segue abaixo um organograma e um fluxograma que elaborei para teste do software:

Com esta ferramenta, podemos disponibilizar projetos profissionais com uma uma excelente qualidade de apresentação.



Veja a relação completa dos artigos de Alessandro de Oliveira Faria

 

 

Opinião dos Leitores

Deborah
19 Set 2016, 18:17
Ótima apresentação do softwere. Mas continuo com uma dúvida. Depois de salvar o projeto como imagem, como faço para edita-lo? Fica salvo u m outro tipo de programação? Preciso muito e não estou conseguindo.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script