você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

DesktopSuse SEE-MG

Colaboração: Robson Fernandes

Data de Publicação: 16 de março de 2012

Os usuários de informática da SEE-MG (Secretaria de Educação de Minas Gerais) utilizam, já a algum tempo, uma solução de desktop baseada em Linux desenvolvida por uma empresa que prestava serviços para a SEE. O nome da solução é MetasysDesktop SEE-MG, baseado em OpenSuse.

Por razões burocraticas, o desenvolvimento dessa solução ficou meio estagnado, e em função dessa estagnação, até hoje tem funcionários utilizando a ultima versão disponibilizada do MetasysDesktop SEE-MG, que é baseado no jurássico OpenSuse 10.2. Dessa forma, fica quase inviável utilizar softwares atualizados ou fazer ações simples como acessar sua conta no banco (os sistemas de alguns bancos utilizam Java e exigem navegadores mais recentes).

Pensando em contornar este problema, o pessoal do site http://rbsuporte.com.br desenvolveu uma solução baseada em OpenSuse 12.1 (O DesktopSuse SEE-MG) com as últimas versões dos navegadores Firefox e Google Chromium, cliente de e-mail Thunderbird, plugins dos principais formatos de audio e video, amsn, skype, virtualbox, interface KDE, suporte a instalação de aplicativos windows via wine, suporte ao emulador da PRODEMGE e muito mais.

O DesktopSuse SEE-MG está disponível gratuitamente para download no link disponibilizado abaixo. Você também poderá solicitar o envio do DVD de instalação para sua residência por um preço bem razoável. Confira:

Download DesktopSuse SEE-MG

O arquivo é uma imagem de LiveDVD de apenas 1.4 GB, menos que a metade do que o DVD original do Opensuse. Apesar de ser desenvolvida com foco na SEE-MG, poderá ser perfeitamente utilizada como uma solução de desktop para propósitos gerais, apenas terá alguns recursos que só fazem sentido para a SEE, mas que podem ser facilmente desinstalados.

Eu sou um químico que ganha a vida com informática, um baiano naturalizado mineiro, apaixonado por uma paraense. Analista de suporte, desenvolvedor web, blogueiro e corinthiano nas horas vagas. Co-proprietário do site www.rbsuporte.com.br


Veja a relação completa dos artigos de Robson Fernandes

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script