você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Cuidados para evitar L.E.R. (Lesão por Esforços Repetitivos)

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 31 de Agosto de 2000

Como já diz o velho ditado, prevenir é muito melhor do que remediar, especialmente no que diz respeito a esta doença dos tempos modernos, a L.E.R. Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas que podemos fazer no próprio local de trabalho e que são bastante simples. No endereço http://www.rsi.deas.harvard.edu/ são abordadas algumas destas técnicas e fornecidas diversas informações úteis que podem ajudar a prevenir este problema. O termo "rsi" no nome deste link significa "Repetitive Stress Injuries".

Outra medida que pode ser tomada é realizar intervalos frequentes no trabalho junto ao computador. Pare de tempos em tempos para realizar outras tarefas, se alongar, andar, etc. que o seu corpo agradece. Algumas sugestões sobre este tipo de atividades podem ser encontradas em http://www.globalideasbank.org/BI/BI-105.HTML

Teclados adaptados aos movimentos naturais das mãos ao se digitar podem também contribuir para impedir o aparecimento desta lesão. Para saber mais a respeito deste tipo de equipamento consulte o endereço http://www.tifaq.com , onde pode ser encontrado o documento "Typing Injuries FAQ".

E finalmente, exercício, nutrição adequada e sono são também essenciais. Vida longa e saúde são uma espécie de poupança que todos nós precisamos construir ao longo de toda a nossa vida. A obstinação com o trabalho, além é claro de resultar em produtos de qualidade inferior, certamente irá, com o tempo, destruir o seu corpo e sua saúde. Se você se encontra em uma situação como essa, trabalhando desesperadamente, com prazos apertados, pare um pouco para pensar. Quem está ganhando com isso? Alguns podem até mesmo argumentar que conhecem pessoas que trabalham há muitos anos como loucos e não tiveram problema algum. Bem pode ser verdade, é sabido que a satisfação no trabalho pode ser um fator que pode compensar outros tipos de problemas. Mas as pesquisas indicam também que a qualidade do ambiente de trabalho é fator decisivo para o desenvolvimento da L.E.R.

Algumas páginas interessantes que abordam o problema do pouco sono: Sleep Foundation 2000 Omnibus http://www.sleepfoundation.org/NSAW/poll.html Driving While Sleepy Factsheet http://www.sleepfoundation.org/activities/daaafacts.html Informações Adicionais sobre L.E.R. http://www.engr.unl.edu/ee/eeshop/rsi.html

Eu também publiquei na minha coluna na Revista de Informação e Tecnologia do Centro de Computação da Unicamp um artigo sobre o assunto chamado "A Saúde do Internauta". O endereço da coluna é http://www.revista.unicamp.br/navegacao/index4.html

A Internet certamente veio colaborar em muito para a difusão deste problema. Como a rede funciona 24 horas por dia, espera-se que os trabalhadores da Internet mantenham o mesmo ritmo. Porém muitos se esquecem que uns são máquinas e outros seres humanos. Para ver um pouco da ética prevalecente em algumas empresas de Internet, consulte o site http://www.disobey.com/netslaves/ Neste site são contadas algumas histórias de empreendedores e pessoas que trabalham com a Internet e também podemos ver que nem todos, apesar da carga massacrante de trabalho, ficam ricos da noite para o dia.

Resumindo, se você está trabalhando muito, dormindo pouco, aturando pessoas mal humoradas e se sentindo frustrado, cuidado. Pare um pouco para repensar a sua vida e lembre-se que quem deve estar no controle é você e não algum trabalho ou projeto. Um dia tudo se acaba e o que restará é sua família (se sobrar alguma), seus (verdadeiros) amigos, você e sua saúde.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script