você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Cuidado com o ls

Colaboração: Jansen Sena

Data de Publicação: 02 de Novembro de 2009

Não é raro, principalmente para aqueles que tem certa habilidade com o teclado, digitar comandos no terminal de um sistema GNU/Linux trocando ou invertendo as letras. Atire a primeira pedra aquele que interage com o sistema do pinguim diariamente e nunca cometeu esse tipo de erro. Comandos com nome pequeno são as maiores vítimas desses enganos e nessa lista o ls, seja pela frequência com que é utilizado, seja pelo seu nome composto de apenas duas letras, certamente disputa as primeiras colocações.

De tão comum é o engano em trocar o ls por sl que o último acabou se tornando um pacote de software de verdade somente para fazer com que algo diferente de um command not found apareça em seu terminal quando você cometer o engano de trocar as letras do comando ls. Nesse caso, uma vez instalado o pacote sl (Steam Locomotive), todas as vezes que o clássico erro acontecer, uma locomotiva, desenhada apenas com caracteres, atravessa todo o seu terminal!

Em sistemas baseados no sistema de gerenciamento de pacotes APT (Debian GNU/Linux, Ubuntu Linux, etc), basta executar o seguinte comando (como super-usuário) para instalar o sl:

  # apt-get -y install sl

Útil? Nem tanto. Ao menos é divertido!



Veja a relação completa dos artigos de Jansen Sena

 

 

Opinião dos Leitores

Fernando "Eagle" de Sousa
12 Ago 2017, 12:02
Já conhecia, mas é muito engraçado mesmo.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script