você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Criação do Rau-tu UML

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 02 de Março de 2002

Estou enviando hoje uma mensagem escrita por Sérgio Lopes Jr., da Embrapa, que se ofereceu para administrar um novo sistema Rau-Tu de perguntas e respostas sobre UML (Unified Modeling Language).

Este sistema Rau-Tu já está em funcionamento e encontra-se em http://www.rau-tu.unicamp.br/uml. Para saber mais continuem lendo ...


Encontra-se disponível um novo serviço para os profissionais interessados em modelagem de software utilizando a Unified Modeling Language - UML: O rau-tu UML.

Para quem ainda não conhece, o rau-tu é um sistema com o objetivo de "possibilitar que um time de colaboradores possa responder perguntas colocadas por qualquer pessoa em um site da Web", ao mesmo tempo que avalia a qualidade das respostas e as armazena para que outras pessoas possam posteriormente consultá-las. Esse sistema foi desenvolvido pelo Instituto Vale do Futuro em parceria com o Centro de Computação da Unicamp (http://www.rau-tu.unicamp.br/).

Com o rau-tu UML espera-se que os profissionais brasileiros trabalhando com análise e projeto de software orientados a objetos tenham um espaço para discutirem suas dúvidas e soluções sobre o uso da UML, em língua portuguesa, usando a criatividade e experiência que está sendo produzida no Brasil.

Para aqueles que nunca ouviram falar sobre a UML, mas tem interesse em análise e projeto de software orientado a objeto, a UML é uma linguagem para especificação, documentação, visualização e construção de artefatos de software, que se tornou padrão para a modelagem de software orientado a objeto, sendo atualmente mantida pelo Object Management Group - OMG (http://www.omg.org/uml/).

Inicialmente, foram criados os seguintes tópicos para o rau-tu UML:

1.Análise de Negócio: Modelagem de processos do negócio utilizando a UML.

2. Análise e Projeto: Análise e Projeto de Software utilizando a UML (Visões lógica, componentes, processo e física, etc.).

3. Ferramentas: Dúvidas sobre o uso de ferramentas de apoio à UML.

4. Requisitos: Engenharia de Requisitos de Software usando a UML (Visão de caso de uso, etc.).

Se quiser sugerir novos tópicos, por favor, envie uma mensagem para <sergio (a) cnpaf embrapa br>.

O rau-tu UML precisa agora de colaboradores, os profissionais com algum conhecimento em UML, podem se inscrever no endereço http://www.rau-tu.unicamp.br/uml/new-user.php.

Para enviarem suas perguntas e consultarem as respostas já armazenadas no sistema, acessem o endereço http://www.rau-tu.unicamp.br/uml/.

Sergio Lopes Jr.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script