você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Cópia de um hd para outro

Colaboração: irado furioso com tudo

Data de Publicação: 03 de Janeiro de 2009

Digamos que você constatou que seu hd está lotado, e você precisa, PELO MENOS, acrescentar espaço - um novo hd - para o seu /home, mas SEM PERDER DADOS e/ou atributos, etc.

Você já dispõe, no seu fantástico, maravilhoso, completo Sistema Operacional (o verdadeiro) Linux - de qualquer distribuição - das ferramentas para isso. Vamos lá ver como a coisa é feita:

O exemplo é para o /home

Particione e formate o seu NOVO hd (certifique-se de que é ele mesmo) e monte-o em algum lugar:

Peça pra todo mundo sair - só o root deve estar utilizando a máquina; isso para evitar que se perca algum dado de usuário.

  # mount /dev/nome_dele+partição ext(??) /mnt
  cd /home
  # tar cfpB - . | (cd /mnt; tar xfpB -)

Após algum tempo, você terá transferido todos os dados :)

Nota: Modifique seu /etc/fstab, monte o /home e ATUALIZE a propriedade dos arquivos; normalmente NÃO são modificadas, mas nunca se sabe (better safe than sorry):

  chown -fvR zedascouves:abestado /home/zedascouves

Certifique-se de que tudo funciona bem, nada se tenha perdido por uns dois, tres dias de utilização. Se tudo estiver OK (com certeza estará), APAGUE a antiga /home e pronto, você recuperou espaço no hd.

Nota 1: você pode transferir dados de um hd inteiro para outro ou de várias partições para outro hd, bastando usar um live-cd.

Nota 2: o "lost+found" NÃO deve ser copiado - dá erro portanto ou você o exclui da linha de comando (man tar) ou apaga o origem ou apaga o destino ;)

Divirtam-se.

irado furioso com tudo é usuario de Linux em qualquer distribuição e administrador de redes com foco em segurança, especializando-se em servidores seguros, firewalls (FreeBSD/Linux), testes de vulnerabilidade, NIDS, HIDS, IDS, monitoramentos, etc, enfim, tudo do ramo :)


Veja a relação completa dos artigos de irado furioso com tudo

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script