você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Convertendo rapidamente arquivos de audio

Colaboração: Márcio China

Data de Publicação: 12 de Abril de 2007

Tinha uma coleção enorme de discos de vinil que digitalizei e armazenei no HD do computador, que, ligado ao sistema de som da casa, virou um excelente "music center". Acontece que ganhei no meu aniversário um desses players de mp3 e percebi que tinha digitalizado minhas músicas no formato ogg, por ser livre, e decidi converter algumas músicas para o formato mp3 para poder usar o presente que só entende este formato. Depois de algum tempo pesquisando ví que converter arquivos de audio é mais simples e menos trabalhoso do que imaginei.

Para isso vamos usar o bash em um terminal, com as ferramentas sox e lame, que certamente você já deve ter instalado. Se ainda não tem, é só procurar nos repositorios oficiais de sua distro ou direto na fonte: http://sox.sourceforge.net/ e http://lame.sourceforge.net/

1 passo: criar uma pasta e colocar as músicas a serem convertidas lá ;) Como vamos fazer a conversão em lote, trabalhar na mesma pasta é fundamental.

2 passo: converter os oggs para wav:

  for i in *.ogg; do sox "$i" "${i%.ogg}.wav"; done

3 passo: converter os wavs para mp3:

  for i in *.wav; do lame -h "$i" "${i%.wav}.mp3"; done

4 passo: espetar o player na USB e copiar os mp3 para lá:

  cp -v *.mp3 /media/usbdisk/

Observações:

Como usei um 'for', os nomes dos arquivos não podem estar separados por espaços em branco. Voce pode usar as funcçõeszz para arrumar o nome dos arquivos: http://aurelio.net/zz

Outra alternativa é usar outro método de listar os arquivos, 'while' por exemplo.

Usei o sox e o lame, mas você pode usar qualquer ferramenta, bastando substituir na sintaxe do comando.

Você também pode converter de qualquer formato para qualquer formato usando a metodologia, basta ter as ferramentas e adequar a sintaxe.

Deve existir algum programa gráfico que faça isso, ou outros métodos de converter arquivos de audio entre vários formatos, mas este é simples, rápido e funciona :)


CDLivre - Disponível para replicação

Fonte: Notícias Linux

De forma rápida e sucinta, seguindo os processos de definição de produtos de softwares, apresentamos a baixo o que é de fato o nosso projeto, o CDLivre.

Para: Usuários do Microsoft Windows(r)

Que: necessitam usar programas de computador(softwares) de forma legalizada

O CDLivre: é uma coletânea de softwares livres Isto é: que permitem qualquer pessoa utilizá-los de forma gratuita e distribui-los dentro da lei Ao contrário: dos softwares proprietários, que o usuário necessita pagar licenças, que geralmente custam muito mais que o valor do próprio computador nosso produto: vem provar que softwares livres podem e devem ser opção de escolha para o usuário no dia a dia.

Leia mais no site: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1176088599.html

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1176088599.html#comentarios



Veja a relação completa dos artigos de Márcio China

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script