você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Convertendo áudio gravado no seu smartphone

Colaboração: Bruno Buys

Data de Publicação: 27 de Julho de 2009

Você gravou uma aula importante com o seu celular turbinado e quer poder ouvi-la em qualquer lugar e qualquer hora? Gravou uma entrevista e precisa revisá-la? Duas coisas acontecem com frequência nessas ocasiões: o formato de arquivo que o celular cria só é lido por ele mesmo, e/ou o volume da gravação fica muito baixo ou com ruído.

O problema do formato de arquivo é que o .amr é comum em celulares, porque fornece uma boa compactação com qualidade razoável. Mas é mais difícil encontrar softwares para abri-lo no PC. E você quer poder transferir o arquivo para o micro, ouvir com caixas de som grandes, com conforto, não é? E o volume da gravação pode ficar baixo, porque a pessoa gravada estava longe, havia ruído no ambiente, etc.

Usando essa dica você pode converter o .amr para outros formatos, aumentar o volume do arquivo e copiá-lo novamente para o celular com volume mais alto, o que permite ouvi-lo na rua, no trânsito, onde o ruído ambiente já é alto por si só.

Para converter o arquivo temp.amr para temp.mp3:

  ffmpeg -i temp.amr -vn -acodec libmp3lame temp.mp3

Isso gera o arquivo temp.mp3. Vamos descompactá-lo para wave para depois aplicar aumento de volume com o lame:

  mpg123 temp.mp3 -w temp.wav

E agora o aumento de volume:

  lame -b 128 --scale 2 temp.wav temp2.mp3

Observações

  1. O parâmetro "-b" define o bitrate. Se a sua gravação é de voz, como uma aula, uma apresentação ou uma conversa, qualidade não é fundamental. De qualquer forma, esse parâmetro pode ser modificado, até 320, o maior valor de qualidade. 128 é um padrão aceito para qualidade de som de cd (seja lá o que isso signifique, cd's variam tanto de qualidade...).

  2. O parâmetro "--scale" define o ganho de volume. O valor correto a ser aplicado varia de arquivo para arquivo, e a boa e velha tentativa e erro parecem ser o melhor caminho para descobrir. Eu usei 2 no exemplo, arbitrariamente. Você pode fazer testes para descobrir o que é melhor no seu caso. Outro caminho é pegar um arquivo que você considere o volume bom, e testar o arquivo gravado até ficar igual ao "padrão". Mas tome cuidado aqui, porque aumento excessivo de volume pode gerar distorção em alguns players, e o tiro acaba saindo pela culatra.

Até aqui o lame converteu o seu arquivo em mp3, e aumentou o volume. O mp3 permite que seja ouvido no micro, em um mp3layer e inclusive no próprio celular. Não precisa converter de volta para .amr.

Para converter seu arquivo mp3 em ogg (um formato livre de patentes):

  ffmpeg -i temp.mp3 temp.ogg

E se você quiser automatizar isso porque precisa fazer sempre, pode editar seu .bashrc e inserir uma funçãozinha lá, como essa:

  amr2mp3(){
        ffmpeg -i "$1" -vn -acodec libmp3lame `basename "$1" .amr`.mp3
  }

Aí é só fazer:

  amr2mp3 temp.amr

E para converter diversos .amr de uma vez só:

  for amr in *.amr ; do
    amr2mp3 "$amr"
  done

Outra coisa que se pode fazer com o wave ou com o mp3 é abri-lo no Audacity e retirar somente partes do arquivo, remover lixo, etc. Mas aí já é ooooutra história...

O ffmpeg está disponível no pacote "ffmpeg" do Debian. O lame está disponível no pacote "lame". O mpg123 está disponível no pacote "mpg123". São todos livres.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Bruno Buys

Opinião dos Leitores

jose domingos santos
11 Fev 2017, 19:17
eu não consigo converter arquivo de voz do pc amr para mp3 depois transferir para o pendrive e ou vir em caixa de som grande atrves do usb da caixa ou da mesa de som
walter
28 Ago 2014, 02:31
A página é muito grande, nem precisei ir até o final, pois na primeira linha de comando, já deu errado.
Erro:
Output #0, mp3, to 'temp.mp3':
Stream #0.0: Audio: libmp3lame, 8000 Hz, mono, s16, 64 kb/s
Stream mapping:
Stream #0.0 -> #0.0
Unsupported codec (id=73728) for input stream #0.0
..
Marcelo
21 Mar 2013, 10:47
Excelente dica. Tem como fazer no cmd do windows? Abç.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script