você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Controle de estado do sistema e energia

Colaboração: Lucas Villela Canoas

Data de Publicação: 17 de agosto de 2011

Desligar o computador é algo que se torna muito trabalhoso, pelo simples fato de que teremos que ligá-lo novamente, e sua inicialização demora entre 36 segundos ou mais. Mas o tempo da inicialização é o de menos, a memória RAM foi apagada e o cache do processador também, e você terá que carregar novamente para a memória todos os programas que você usa, sua execução será mais lenta (é claro). Veremos também como diminuir o consumo de energia do computador!

Usando como exemplo o meu computador, ele inicia em 38 segundos. Ao hibernar, sua inicialização passa demora aproximadamente 10 segundos, e que todos os programas estão carregados na memória! Como a idéia é realizar a hibernação e suspensão do sistema por linha de comandos, vamos utilizar o pacote pm-utils.

Abordaremos os seguintes comandos:

  • pm-hibernate
  • pm-suspend
  • pm-suspend-hybrid
  • pm-powersave
  • pm-is-supported

Hibernação do sistema

Aqui podemos fazer uma analogia aos animais que hibernam no inverno. Lembre-se que o animal acorda pronto até mesmo para fugir! No caso o sistema volta pronto para uso, pois todo o estado do sistema foi copiado para o HDD (ou SSD caso você use), e o sistema pode ficar hibernado indefinidamente. Recomendo a utilização de um protetor de tela para pedir a senha, pois assim o sistema não voltará com sua conta aberta, o que é um risco a segurança! Para realizar a hibernação, os sistemas demoram entre 10 a 20 segundos, podendo chegar a 45 segundos! Porém é mais rápido que o desligamento.

Exemplos do comando

Uso simples

  $ sudo pm-hibernate

Força o vídeo (monitor) ser ativado quando o sistema for reativado, normalmente não é necessário.

  $ sudo pm-hibernate --quirk-dpms-on

Suspender o sistema

O sistema não é totalmente desligado, mas poupa muita energia, o estado do sistema é copiado para a memória RAM, o sistema precisa de 3 a 5 segundos para entrar neste estado. Normalmente notbooks podem ficar até 3 dias assim!

Exemplos do comando:

  $ sudo pm-suspend

Forçar o vídeo (monitor) ser desligado durante a suspensão

  $ sudo pm-suspend --quirk-dpms-suspend

Híbrido de hibernação e suspensão

Ao utilizar este estado, o computador vai utilizar todos os meios de hibernação, mas ao em vez de hibernar ele irá suspender, o sistema irá inicializar mais rápido do que quando utilizado o modo hibernação, é necessário que o computador esteja alimentado!

Uso simples

  $ sudo pm-suspend-hybrid

Forçar desligamento de vídeo

  $ sudo pm-suspend-hybrid --quirk-dpms-suspend

Economizar energia

Nós podemos economizar energia, o que é bom para o bolso, para o meio ambiente, e para a nossa utilização, já que a autonomia do notbook/netbook será aumentada em alguns minutos. Em um teste feito por mim, meu netbook teve um aumento em mais de 10 minutos de autonomia! E seu uso é bem simples!

Ativar economia de energia

  $ sudo pm-powersave true

Desativar economia de energia

  $ sudo pm-powersave false

Checar se determinado estado funciona

Os estados que eu disse aqui, são controlado por módulos, caso algum deles não funcione, você precisará recompilar o kernel, ou então ativar algum módulo, para saber se o estado que você quer utilizar está disponível, usaremos o comando pm-is-supported:

Verifica a suspensão

  $ sudo pm-is-supported --suspend

Verifica a hibernação

  $ sudo pm-is-supported --hibernate

Verifica a suspensão híbrida

  $ sudo pm-is-supported --suspend-hybrid
Lucas Villela Canôas (www.zonebin.com) tem 17 anos (nascido em 1993), tem um site onde publica seus artigos, está cursando o 3° ano do médio e pretende fazer Ciência da Computação.


Veja a relação completa dos artigos de Lucas Villela Canoas

 

 

Opinião dos Leitores

Hilton Gil
18 Ago 2011, 09:24
Outra forma interessante de economia é o powertop da intel.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script