você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Congelar o HD para recuperar os dados - Mito ou Realidade

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 29 de agosto de 2012

Uma história que circula há muitos anos na Internet é que, congelando o seu disco rígido defeituoso, você consegue dar uma nova vida a ele por alguns minutos, o que lhe permitirá recuperar os dados, parcial ou totalmente.

Ao que tudo indica, a técnica funciona mesmo. O Augusto Campos, do Br-Linux.org relatou um caso de sucesso em um artigo que escreveu para a revista Linux Magazine. Não consegui localizar o artigo original, mas que ele existe, existe.

Recentemente li mais um artigo a respeito, chamado Freeze your hard drive to recover data: Myth or reality?.

Reproduzo a seguir, em tradução livre, o conteúdo deste artigo.


Freeze your hard drive to recover data: Myth or reality?

Cerca de 2 semanas atrás, escrevi um artigo, que foi bastante popular, sobre a recuperação do disco rígido (recebi cerca de 20.000 visitas). O artigo abordou algumas soluções para ajudar na recuperação de um disco rígido defeituoso. Enquanto estava pesquisando para escrever este artigo, descobri algumas histórias de pessoas que colocavam o seu disco no freezer para dar-lhe uma vida adicional por um tempo suficiente para recuperar seus dados. Acho que, ao fazer isto, alguns componentes de metal do disco rígido se contraem, colocando de volta no lugar peças defeituosas, viabilizando que tudo volte a funcionar por mais alguns minutos.

O que vocês acham? Mito ou realidade? Parece que um monte de gente concorda que esta solução realmente funciona, então eu decidi testá-la com um disco rígido antigo Maxtor que havia pifado algumas semanas atrás. O HD não contém dados importantes, de modo que perder o disco realmente não seria um problema.

Antes de colocá-lo no congelador, a unidade estava fazendo um barulho estranho (cliques) e o computador exibia esta mensagem:

  Primary hard drive 0 not found, strike F1 to retry boot, F2 to run the setup utility 

Eu retirei o disco rígido do computador, coloquei-o dentro de um saco plástico Ziplock para evitar condensação de humidade.

Em seguida, coloquei-o no freezer e esperei por uma hora.

Finalmente, coloquei o disco de volta no computador, fechei o gabinete e liguei.

SIM! Funciona, o computador inicializou corretamente! Infelizmente, após o login, o Windows travou e eu não consegui fazer mais nada. Tentei rebootar, mas ...

Bem, pelo menos o disco rígido girou por cerca de 2 minutos antes de pifar novamente. Talvez isso não seja o suficiente para me deixar recuperar os dados, mas funcionou por algum tempo. :)

Observação: Um dia depois, coloquei o disco rígido de volta no congelador por 24 horas. Desta vez, o disco funcionou por mais 20 minutos.

Se você não quer correr o risco de perder dados e se você tem medo de tentar fazer isso, é melhor usar os serviços de especialistas.

Fonte do original em inglês: Freeze your hard drive to recover data: Myth or reality?



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Juda Benhur
24 Set 2012, 23:45
Isso só funciona se não houver dano eletrônico, ou seja, se não houve queima de algum componente da placa ou interno. Funciona apenas se o problema for unicamente mecânico.
Augusto Campos
30 Ago 2012, 12:08
Confirmo que escrevi o artigo, e confirmo que para mim já funcionou várias vezes. Deixo o HD no congelador dentro de um zip lock, e depois de várias horas faço uma operação expressa para tirá-lo, montá-lo e copiar o conteúdo.
Wilk
30 Ago 2012, 09:34
Olá, pessoal.

Já que isso funcionou - mesmo que tenha cido por um breve tempo apenas, sugiro que alguém que possa faça o seguinte teste, então:
Conecte o HD ao computador, porém mantendo-o dentro de um isopor com gelo (após tê-lo deixado no freezer), o suficiente para mantê-lo em baixa temperatura; sei lá... são só algumas matutações da minha cabecinha aqui.

Bom dia a todos!
Luis Malfatti
29 Ago 2012, 18:27
Eu já usei varias vezes essa "técnica", com alguns resultados positivos.
Obs. O cara do texto esperou até a tela de login do Windows, "errou" , faço tudo no prompt ....e ainda acho que se ouver uma forma de manter o HD "gelado" o tempo de funcionamento vai ser maior ... mas não tenho formas para testar isso !
Masaki
29 Ago 2012, 16:28
Eu também já tive essa experiência feliz porque funcionou. Mas o melhor é não chegar nessa situação mantendo sempre um backup dos dados.
Francisco Neto
29 Ago 2012, 13:27
Funciona sim, fiz isso anos atras para savar dados de um hd ide a beira do colapso, cada vez que ligava os erros ds leitura se multiplicavam cada vez que tentava copiar os dados, ate que um amigo me deu essa dica, ele sobreviveu tempo suficiente para copiar tudo sem erros.
José
29 Ago 2012, 10:59
Tente usar nitrogênio líquido para resfriar ele ( HD ).
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script