você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Configuração de vários endereços IP em uma única interface de rede

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 14 de Julho de 1997

Com a proliferação da Web, tornou-se interessante possuir uma presença na Internet.

Esta presença pode ser obtida de várias formas; através de conexão direta à Internet, aluguel de espaço em provedores, etc.

O interessante todavia é que a empresa seja identificada diretamente a partir de seu nome e não como algo do tipo http://www.provedor.com.br/minhaempresa.html. É bem mais interessante se ter um endereço do tipo http://www.minhaempresa.com.br.

Isto posto, é necessário que se tenha um computador para cada nome de domínio? Não necessáriamente. É possível se configurar uma interface de rede de maneira a que ela possa responder a pacotes destinados a vários endereços IP. E mais importante, o servidor Web pode ser configurado de maneira a apresentar uma página diferente, dependendo do número IP sob o qual chegar a solicitação da URL.

Como fazer para configurar uma máquina para atender a vários domínios? Para cada sistema operacional os procedimentos são ligeiramente diferentes. A boa notícia é que existem vários documentos na Internet que explicam o que fazer para todos os casos possíveis.

O primeiro deles, e bastante completo, situa-se em http://www.thesphere.com/~dlp/TwoServers/. Toda a informação = necessária encontra-se lá. Existe também um outro documento em http://www.lancomp.com/MultipleDomains/ abordando o assunto relativamente a servidores Web da Netscape. E ainda mais um documento em http://www.dash.hh.se/(nobg)/docs/spinner/configuration/virtual.html.

Não se esquecer de configurar o seu DNS para cada um dos domínios desejados. Basta editar o arquivo /etc/named.boot incluindo, para cada domínio, uma diretiva do tipo

  primary		minhaempresa.com.br	primary/minhaempresa.db

e é claro, criar um arquivo de dados para cada um dos domínios. Para o domínio acima, pode-se utilizar algo do tipo:

  @      IN    SOA       ns.provedor.unicamp.br. admin.provedor.unicamp.br. (
               0001      ; Serial
               3600      ; Refresh
               300       ; Retry
               3600000   ; Expire
               3600 )    ; Minimum
               IN    NS  ns.provedor.unicamp.br.
               IN    MX  mail.provedor.com.br.
  www          IN    A   200.200.20.20

E finalmente, a configuração do servidor Web. A configuração abaixo aplica-se a servidores Apache. Diferentes servidores podem implementar esta solução de maneiras diferentes. Consulte sempre a documentação do seu servidor.

Para configurar o seu servidor Apache de maneira a que ele exiba uma página diferente para cada número IP, basta acrescentar no arquivo httpd.conf, para cada um dos domínios virtuais, as seguintes linhas:

  <VirtualHost www.minhaempresa.com.br>
  ServerAdmin webmaster@minhaempresa.com.br
  DocumentRoot /www/data/minhaempresa
  ServerName www.minhaempresa.com.br
  ErrorLog logs/minhaempresa-error_log
  TransferLog logs/minhaempresa-access_log
  <VirtualHost>

Quando uma conexão for efetuada em um número IP que corresponda ao nome www.minhaempresa.com.br, o servidor Web se comportará conforme indicado acima. A página apresentada será aquela identificada pela diretiva DocumentRoot (/www/data/minhaempresa). Outra possibilidade, também utilizada no exemplo, é a gravação de registros de log distintos para cada um dos domínios virtuais (ErrorLog e TransferLog).



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script