você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Computação Altamente Distribuída - parte 1

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 25 de Outubro de 2000

Eu nem sei se o termo "computação altamente distribuída" existe ou se já foi usado por alguém. De qualquer forma, foi a melhor maneira que encontrei de me referir a diversas iniciativas existentes que visam utilizar os ciclos de CPU ociosos nos milhões de computadores ligados à Internet para realizar processamento de grande volume de dados.

O primeiro exemplo que conheci foi a iniciativa da NASA, SETI, ou Search for Extraterrestrial Inteligence. Hoje mais de dois milhões de computadores participam do programa analisando dados colhidos por um radio-telescópio localizado em Porto Rico. O telescópio coleta cerca de 50 GB de dados diariamente e estes dados são distribuídos para os computadores participantes do programa analisam pequenas parcelas dos dados gerados.

A rede global de computadores conectadas ao programa SETI possui uma capacidade computacional agregada de 12 teraflops, o que é muito mais que os maiores supercomputadores existentes podem oferecer, algo em torno de 3 teraflops.

Esta primeira iniciativa de "computação altamente distribuída" é um grande sucesso, tendo conseguido o equivalente a 280.000 anos de tempo de processamento.

Para os que não acreditam em vida extraterrestre, más notícias. O programa SETI já conseguiu identificar cerca de meio bilhão de sinais potencialmente promissores.

Se você quiser colaborar com este projeto, basta instalar em seu computador o software cliente, disponível para as plataformas Windows, Linux e Mac. O endereço na Web é http://setiathome.ssl.berkeley.edu/

Amanhã tem mais sobre este assunto ....



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script