você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Computação Altamente Distribuída (2)

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 08 de Novembro de 2000

Complementando a mensagem anterior sobre "Computação Altamente Distribuída", onde foi abordado o projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), gostaria de citar algumas outras iniciativas semelhantes.

Distributed.net

URL: http://www.distributed.net

Esta iniciativa é composta principalmente por matemáticos, programadores, e especialistas em criptografia que uniram forças em 1997 para resolver um enigma proposto pela RSA Security. Conseguiram na época ganhar o prêmio oferecido, de R$ 10.000. Desde então se envolveram no projeto Genoma e possuem hoje uma comunidade de 60.000 usuários e 200.000 computadores. O poder computacional desta rede equivale a 180.000 computadores Pentium II 266 Mhz trabalhando 24 horas por dia. Todo o software desenvolvido para estes trabalhos pode ser baixado e utilizado sem restrições do Web site do projeto.

OpenCola

URL: http://www.opencola.com

Esta é outra iniciativa de computação comunitária que visa desenvolver uma ferramenta de busca baseada em ciclos ociosos de computação para manter um índice do conteúdo da Web. Neste modelo cada computador participante da comunidade faz a indexação de uma parte da Web, no seu tempo vago, é claro.

PopularPower

URL: http://www.popularpower.com

Ao contrário dos demais projetos, este visa explorar um mercado novo e ganhar dinheiro com ele. Seu objetivo é atuar como intermediário entre quem precisa de processamento e quem oferece. Embora na home page do projeto (em 24/10/2000) esteja listado um projeto de pesquisa da gripe, sem custo, é anunciado também a oportunidade de se juntar ao projeto e ser pago em projetos comerciais futuros.

Os participantes podem doar ou vender seu tempo de processamento para atacar problemas complexos, até então impossíveis de serem resolvidos.

ProcessTree

URL: http://www.processtree.com

Este site atua na mesma linha do anterior e tenta montar um modelo de negócios baseado no tempo ocioso de processamento dos computadores ligados à Internet

O escritor de ficção científica Arthur Clarke escreveu algo assustador, muitos anos atrás, não me lembro mais em que livro, de um momento em que os computadores do mundo, conectados em rede, atingiam uma massa crítica e adquiriam consciência. Na história não é citado explicitamente, mas fica no ar a idéia de que eles vão assumir o controle e fazer sabe-se lá o que com a raça humana.

O Arthur Clarke, além de ser um excelente escritor de ficção científica, tem uma grande reputação de acertar em muitas de suas previsões.

Em tempo, estas mensagens foram baseadas em artigo publicado na edição de agosto de 2000 da revista Wired (ou Tired, como alguns preferem). O título do artigo é "You Got The Power". A parte do Arthur Clarke é minha mesmo :-)

livrar



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script