você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Compartilhando Músicas em uma Rede Local com Avahi e Banshee-Rhythmbox

Colaboração: Otávio C. C.

Data de Publicação: 20 de Junho de 2006

A Apple, há algum tempo, já carrega em seu reprodutor (iTunes) uma funcionalidade deveras prática: encontrar outras playlists em uma rede local permitindo ao usuário escolher uma música para ouvir como se estive em sua própria máquina. Tudo sem perder um simples minuto configurando rede, protocolos, arquivos ou pastas.

Felizmente o mundo não pára e nasceu o Avahi, uma implementação LGPL do DNS Service Discovery (Zeroconf, Bonjour, antigamente Rendezvouz no Mac OS X), um sistema que permite encontrar máquinas e serviços em uma rede local, tais como impressoras, arquivos compartilhados, amigos disponíveis para bate-papo, entre outros.

Embora simples de instalar, não vejo sites nacionais discutindo as funcionalidades do Avahi. Me proponho, então, a ilustrar neste texto a instalação do Avahi para encontrar e compartilhar músicas através de uma rede local.

Mão na massa

O último Ubuntu, Dapper, apresenta a versão 0.9.3.1 do reprodutor [Rhythmbox http://www.gnome.org/projects/rhythmbox/], com suporte de compartilhamento de playlists. Entretanto, é necessária a instalação do daemon do Avahi, o que é facilmente resolvido com o comando:

  sudo apt-get install avahi-daemon

No reprodutor Banshee (feito em Mono e na versão 0.10.10 no Dapper), é necessária a instalação de um plugin de compartilhamento, além do Avahi.

  sudo apt-get install avahi-daemon
  sudo apt-get install banshee-daap

Feito isso, basta habilitar/desabilitar o compartilhamento nas preferências do reprodutor, e aproveitar.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Otávio C. C.

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script