você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Como desenvolver uma estratégia de backups

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 06 de Julho de 1997

Os dados (programas ou texto), podem ser divididos em duas categorias:

  • Dados do sistema:

    Compreendem o sistema operacional e suas extensões. Estes dados devem sempre ser mantidos nos sistemas de arquivos do sistema operacional (/ (root), /usr, /tmp, /var, etc).

  • Dados dos usuários:

    São os dados que os usuários necessitam para desempenhar suas tarefas. Estes dados são normalmente mantidos no sistema de arquivos /home ou em sistemas de arquivos especificamente criados para esta finalidade.

    Se os dados dos usuários são mantidos em sistemas de arquivos separados, a tarefa de gerenciar backups fica mais fácil. Normalmente o backup dos dados dos usuários é feito separadamente dos backups dos dados do sistema por duas razões:

  • Os dados dos usuários são alterados com mais freqüência do que os dados do sistema. A imagem do backup dos dados dos usuários é também muito menor do que a dos dados do sistema.

  • É mais fácil e rápido restaurar os dados dos usuários quando estes são mantidos separados. A restauração do sistema operacional juntamente com os dados dos usuários requer um tempo e esforço consideráveis. A razão é que o método usado para recuperar o sistema operacional requer um boot do sistema a partir de fita, disquete, ou um outro meio e a instalação do backup do sistema.


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script