você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Como criar o seu próprio CDROM do Linux (1)

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 09 de Setembro de 1999

Para criar o seu próprio CDROM para instalação do Linux você precisa inicialmente de duas coisas: um gravador de CD e uma imagem do Linux para ser gravada no CD.

O gravador de CD não tem jeito, você tem que comprar ou pedir emprestado. A imagem do Linux você pode baixar da própria Internet.

No endereço ftp://ftp.Linuxberg.com/pub/distributions/ você tem acesso a quase todas as distribuições do Linux (Mandrake, RedHat, SuSE e por aí vai).

Por exemplo, no diretório ftp://ftp.Linuxberg.com/pub/distributions/Mandrake/Mandrake/iso/ você encontra o arquivo mandrake60-2.iso que é a imagem a ser gravada no CDROM. Não se assuste com o tamanho, são aproximadamente 600MB, quase que a capacidade do CDROM inteiro. Este tamanho já é um fator limitante. Não é fácil transferir este arquivo da Internet usando conexões domésticas. E também não é fácil achar todo este espaço em disco para a gravação. Mas suponhamos que todas estas dificuldades não sejam um empecilho para você, então basta ir em frente.

Você vai precisar deste arquivo para gerar seu CDROM com a distribuição Mandrake do Linux (mandrake60-2.iso) ou alguma outra que você desejar, disponível no mesmo local.

Para gravar o CDROM existem vários métodos. A partir do Windows você pode usar o software Easy CDCreator, da ADAPTEC, que é bastante comum. Caso você tenha este software, ative o programa e selecione a opção "File" e em seguida "Create CD from disc image". Certifique-se de que na opção "Files of type" esteja selecionado "ISO image files". Pronto, basta agora gravar o CD.

Caso você use outro tipo de software para gravar o CDROM leia a documentação para descobrir como fazer a gravação deste tipo de arquivo.

No site do Debian Linux você encontra uma descrição bastante detalhada de como fazer isto. O endereço é http://cdimage.debian.org/

O documento que se encontra em http://howto.linuxberg.com/ptHOWTO/CD-Writing-HOWTO fornece uma ótima explicação sobre a gravação de CDs.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script