você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Como alterar o endereço MAC de uma interface em GNU Linux

Colaboração: José Messias Alves da Silva

Data de Publicação: 17 de fevereiro de 2008

Em Linux, é possível modificar o endereço MAC da interface de rede de sua máquina. Alguém poderia perguntar, mas por que eu necessitaria modificar o endereço MAC de meu dispositivo?

Pois bem, consideremos a seguinte situação.

Alguns ISPs (Internet Service Provider), Provedores de Serviços Internet armazenam o endereço MAC da placa de rede e associam a um respectivo endereço IP.

Suponha que sua placa de rede apresente problemas e seja necessário substituí-la. Nesse caso, será impossível conectar novamente ao ISP, já que essas informações são guardadas em seus registros, e o endereço MAC do novo hardware não confere com o habilitado ao serviço. Para minimizar essa situação, caso você saiba o endereço MAC da placa defeituosa, pode alterar o endereço MAC do novo hardware ou então, informar ao Provedor a realização da operação de substituição do dispostivo. Para o Provedor nada mudará, visto que para eles você estará utilizando mesmo hardware.

Assim, essa modificação pode ser feito da seguinte maneira.

Desabilitando a interface de rede:

  # ifconfig eth0 down

Alterando o endereço MAC do dispostivo:

  # ifconfig eth0 hw ether 00:60:08:C5:B5:40

Levantando a interface:

  # ifconfig eth0 up

Verificando a alteração realizada:

  # ifconfig eth0 | grep HW

Nota: A opção hw ajusta o endereço MAC do dispositivo, se o driver do dispositivo suporta a operação. A palavra que segue a opção é classe de hardware a que pertence o dispostivo, ether (Ethernet), ax25 (AMPR AX.25), ARCnet e netrom (AMPR NET/ROM).


Teclado e mouse sem fio Office da Clone no Ubuntu 7.10

Colaboração: José Roberto Kerne

Se está a procura de um teclado sem fio para Linux e tinha dúvidas sobre qual teclado é suportado, se você é usuário desktop ou trabalha com multiplos softwares abertos como multimidia, editor de textos, planilhas, browser, etcmail etc ou se você é usuário do Ubuntu 7.10 e simplesmente está cansado de todas aquelas teclas de atalho usando Alt's e Ctrl's para acessar programas confira este artigo que mostra uma grata surpresa sobre o Teclado e Mouse modelo Office da fabricante Clone.

Artigo completo em: http://kerne.org/blog/outra-surpresa-do-ubuntu710-teclado-sem-fio-clone/



 

 

Veja a relação completa dos artigos de José Messias Alves da Silva

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script