você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Como acessar as mensagens Dicas-L via newsreader

Colaboração: João Eriberto Mota Filho

Data de Publicação: 17 de Julho de 2006

A lista Dicas-L, por meio da grande ajuda do assinante João Eriberto Mota Filho, passa agora a ser distribuída também pelo site Gmane.

Em poucas palavras (o artigo do Eriberto logo a seguir dá mais detalhes), o site Gmane converte mensagens de email em algo na filosofia dos Usenet News Groups.

O Eriberto converteu todo o histórico dos nove anos de existência da Dicas-L em um formato adequado à carga no site Gmane. As novas mensagens já são inseridas automaticamente.

Meus sinceros agradecimentos ao Eriberto, por ter nos oferecido toda esta orientação valiosa e também por todo o trabalho e atenção que teve com esta iniciativa.

O Eriberto é também autor do livro Descobrindo o Linux, publicado pela Editora Novatec. e lidera o projeto HLBR - Hogwash Light BR.

Segundo a descrição do projeto:

O HLBR é um IPS (Intrusion Prevention System) capaz de filtrar pacotes diretamente na camada 2 do modelo OSI (não necessita de endereço IP na máquina). A detecção de tráfego malicioso é baseada em regras simples (o próprio usuário poderá confeccionar novas regras). É bastante eficiente e versátil, podendo ser usado até mesmo como bridge para honeypots e honeynets. Como não usa a pilha TCP/IP do sistema operacional, ele é "invisível" a outras máquinas na rede e atacantes.

A seguir, o artigo do Eriberto:

Como acessar as mensagens Dicas-L via newsreader

1. O que são newsgroups?

O newsgroup é um sistema de mensagens, similar às tradicionais listas de discussão por e-mail, criado por Tom Truscott e Jim Ellis em 1979. Há algumas diferenças básicas que caracterizam o sistema de newsgroup. Algumas delas:

  • Não trabalha com o termo mensagem e sim artigo.
  • Utiliza o protocolo NNTP (Network News Transfer Protocol). Assim sendo, não são utilizados protocolos convencionais de e-mail (SMTP, POP-3, IMAP etc.) para o envio ou recebimento dos artigos.
  • Cada servidor news pode armazenar diversos grupos, permitindo que o usuário tenha uma ampla escolha por assuntos.
  • Os artigos ficam armazenados no servidor e, quando entra em um grupo, o usuário pode optar por receber todos esses artigos. O processo é rápido, pois o software cliente só faz download do cabeçalho dos artigos (remetente, assunto e data). Ao clicar em um artigo, o seu texto (e geralmente em txt puro) é baixado.
  • O newsgroup, similarmente ao IMAP, funciona como se o cliente fosse um espelho do servidor. Assim sendo, é possível cancelar uma mensagem depois do seu envio.
  • O usuário pode entrar e sair de qualquer grupo quando desejar, sem perder o conteúdo lá publicado.

Há outras características próprias do sistema de newsgroup.

2. Dicas-L em newsgroup

As mensagens Dicas-L, agora também no formato de artigo em newsgroup, estão disponíveis no grupo gmane.culture.publications.dicas, localizado no servidor news.gmane.org, porta 119 (porta convencional do protocolo NNTP).

3. Leitores de newsgroup

Há diversos programas leitores de newsgroup. Dentre eles, os mais populares são: Mozilla Thunderbird (GNU/Linux e MS Windows), KNode (GNU/Linux) e Outlook Express (MS Windows). Note que o Thunderbird e o Outlook Express, além de clientes de e-mail, também são clientes news.

Há uma relação bem completa de leitores news para diversos sistemas operacionais em http://www.newsreaders.com, no item " Clients (Newsreaders)". Essa referência aborda clientes MS Windows, Mac, Unix, GNU/Linux, PDA e Java.

4. Configuração do Mozilla-Thunderbird

Para configurar o Mozilla-Thunderbird 1.5, siga os passos:

  • Ferramentas > Configurar contas... > Nova conta... > Conta de newsgroup > Avançar.
  • Em "Nome", coloque o nome que você deseja que seja visto nos artigos que você irá postar nos grupos (isso não será possível no grupo Dicas-L porque é um grupo unilateral). Em "Endereço de email" coloque o seu endereço de e-mail (isso irá servir apenas para um contato em PVT com outros usuários e pode ser um e-mail falso, o que não é aconselhável). Clique em Avançar.
  • Em "Servidor de newsgroup", coloque (sem as aspas) "news.gmane.org". Clique em Avançar.
  • Em "Em nome da conta", digite (sem as aspas) "Gmane". Clique em Avançar e, depois, em Concluir.
  • Clique em OK.

A seguir, clique com o botão direito do mouse sobre o nome Gmane que aparecerá na coluna da esquerda do Thunderbird. Escolha a opção "Inscrever...". O Thunderbird irá fazer o download da relação de grupos existentes no servidor. Na minha conexão ADSL, o download da relação de grupos (cerca de 30.000) demorou 11 segundos. Depois disso, no campo "Localizar item", escreva "dicas" (sem as aspas). Aparecerá o grupo gmane.culture.publications.dicas. Clique sobre o quadrado na frente do nome do grupo para inscrever-se nele e, depois, clique em OK. Na coluna da esquerda do Thunderbird aparecerão as iniciais do nome do grupo (g.c.p.dicas). O nome completo do grupo aparecerá na barra superior do Thunderbird quando você clicar no grupo. Clique sobre as iniciais do nome do grupo para receber os artigos. No momento da recepção, sugiro marcar a opção "Receber todos os cabeçalhos". Eu recebi 2670 cabeçalhos em 5 segundos. Ao clicar em qualquer cabeçalho, a mensagem correspondente será baixada.

Experimente clicar com o botão direito do mouse sobre uma mensagem, sobre o nome do grupo e sobre a palavra Gmane. Algumas opções interessantes irão aparecer.

5. Configuração do Outlook Express

Para configurar o Outlook Express, siga os passos:

  • Ferramentas > Contas... > Adicionar > Notícias...
  • Em "Nome para exibição", coloque o nome que você deseja que seja visto nos artigos que você irá postar nos newsgroups (isso não será possível no grupo Dicas-L porque ele é unilateral). Clique em Avançar.
  • Em "Endereço de email" coloque o seu endereço de e-mail (isso irá servir apenas para um contato em PVT com outros usuários e pode ser um e-mail falso, o que não é aconselhável). Clique em Avançar.
  • Em "Servidor de notícias (NNTP)", coloque (sem as aspas) "news.gmane.org". Clique em Avançar e, depois, em Concluir.
  • Você verá a conta "news.gmane.org". Dê um duplo clique em cima da mesma.
  • Na janela "Propriedades de news.gmane.org" aparecerá a aba "Geral". Modifique o nome "news.gmane.org" para "Gmane" (sem as aspas). A seguir, clique na aba "Avançado" e marque a opção "Usar descrições do grupo de notícias". Depois disso clique em OK e em Fechar.
  • Surgirá a mensagem "Deseja fazer download dos grupos de notícias que você adicionou?". Clique em Sim. O Outlook Express irá fazer o download da relação de grupos existentes no servidor. Depois que o download acabar, clique em OK sem escolher qualquer grupo (ainda falta uma configuração).
  • Clique em Ferramentas > Opções... Selecione a aba Manutenção. Desmarque a opção "Excluir novas mensagens x dias após o download". Ainda, clique na aba "Leitura" e desmarque a opção "Obter x cabeçalhos de cada vez". Se essas opções estiverem marcadas, você não irá receber mensagens antigas. Depois, clique em OK.

A seguir, clique com o botão direito do mouse sobre o nome Gmane que aparecerá na coluna da esquerda do Thunderbird. Escolha a opção "Grupos de notícias...". Depois disso, no campo "Exibir grupos de notícias que contenham", escreva "dicas" (sem as aspas). Aparecerá o grupo gmane.culture.publications.dicas. Dê um duplo clique sobre o grupo para inscrever-se nele e, depois, clique em OK. Na coluna da esquerda do Outlook Express aparecerá o nome do grupo. Clique sobre o nome do grupo para receber os artigos. Ao clicar em qualquer cabeçalho, a mensagem correspondente será baixada.

Experimente clicar com o botão direito do mouse sobre uma mensagem, sobre o nome do grupo e sobre a palavra Gmane. Algumas opções interessantes irão aparecer.

6. Outros leitores de newsgroup

A configuração de outros leitores de newsgroup é bastante similar aos aqui apresentados.

7. Outros grupos

O Gmane possui vários grupos e é um dos únicos servidores que permite postagens e que não apaga mensagens com mais de 2 anos de idade. Assim sendo, algumas listas de discussão do Yahoo e de outros sistemas são replicadas no Gmane. Caso você esteja inscrito em alguma dessas listas, será possível realizar a postagem de mensagens via Gmane. Funcina assim: o Gmane envia a mensagem para o Yahoo e, caso a mensagem não seja rejeitada (o autor da mensagem deve estar cadastrado no Yahoo), o Gmane a receberá de volta tal mensagem e a publicará também como artigo. Vale a pena fazer uma busca por grupos. As listas de discussão do Debian, por exemplo, são espelhadas no Gmane. Algumas listas do Yahoo como, Linux Shell Script, Servux, Provedores Brasil e HLBR também estão espelhadas.

Bom proveito com os newsgroups!



 

 

Veja a relação completa dos artigos de João Eriberto Mota Filho

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script