você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Comentários em arquivos de imagens

Colaboração: Bruno Buys

Data de Publicação: 27 de janeiro de 2012

Trabalhando com o Gimp versão 2.6.11, inseri um comentário em uma imagem tiff mas, ao salvar, recebi uma mensagem de erro:

O formato TIFF só suporta comentários em ASCII de 7 bits. O comentário não foi salvo.

Se você encontrar essa mensagem, para não perder o comentário é só remover todos os caracteres acentuados, cedilhas e tils do texto. Desta forma o tiff permite a inserção.

Estes comentários são muito úteis, porque vão ser salvos DENTRO do arquivo da imagem, na área de metadados. Portanto eles acompanham a imagem para onde ela for. Se você fizer backups, lá estarão eles. Se o seu acervo de imagens crescer muito e você se confundir todo - comigo acontece sempre :o) -, os comentários estarão lá, para ajudar a desfazer a bagunça.

Porém, se estiver buscando segurança, o comentário tem eficácia limitada, pois pode ser removido com a mesma facilidade que foi inserido. Nesse caso sugiro usar outros campos de metadados, em vez do comentário. Infelizmente, o Gimp - principal programa gráfico livre - só dá acesso ao comentário. Pesquise, aqui mesmo no Dicas-l, por exemplo, o exiftool. A inserção do seu nome como autor da imagem tem um campo específico para isso, que pode ser editado com o exiftool.



Veja a relação completa dos artigos de Bruno Buys

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script