você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

CoGrOO, um Corretor GRAMATICAL para a suíte de escritório livre OpenOffice/LibreOffice

Colaboração: Carlos Eduardo Dantas de Menezes

Data de Publicação: 12 de dezembro de 2012

É com grande prazer que anunciamos mais uma versão do CoGrOO, um Corretor GRAMATICAL para a suíte de escritório livre OpenOffice/LibreOffice. A versão 4.0.0 beta está disponível em http://cogroo.org/download/beta.html

Esta versão é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido no Departamento de Ciência da Computação do IME/USP e do CCSL. O pesquisador William Colen passou os últimos dois anos desenvolvendo o núcleo do corretor gramatical. Com as modificações o corretor ficou muito mais preciso. Comparando com a versão 3.1.2, a precisão aumentou de 23,21% para 60,03% em alguns experimentos.

Além de um corretor gramatical Open Source, o núcleo do corretor gramatical é usado em diversos projetos de pesquisa, que variam desde análise semiótica até extração de informação de laudos médicos e tradução automática (tudo isso é conhecido como Processamento de Linguagens Naturais e é uma sub-área da Inteligência Artificial).

Além do William Colen, diversos outros pesquisadores participaram desta última versão do CoGrOO, entre os quais, Arthur Branco Costa, Michel Oleynik, Wesley Seidel e Marcelo Finger.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Carlos Eduardo Dantas de Menezes

Opinião dos Leitores

Alex Mendonça Cardoso
13 Dez 2012, 16:21
Ótima dica . Foi super fácil atualizar o corretor do meu Libreoffice ( Broffice ) instalado no meu BigLinux(agora descontinuado) conpatível Ubuntu. Só copiei e colei num terminal e pronto.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script