você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Cisco - Reload, um comando simples que pode salvar sua vida...

Colaboração: André Luiz Facina

Data de Publicação: 19 de Janeiro de 2009

Sempre que for configurar um router, em que, se houver uma falha na configuração poderá deixá-lo trancado pelo lado de fora, é aconselhável que utilize o comando "reload". Esse comando irá reiniciar automaticamente o router em "N" minutos. Caso termine a configuração você pode cancelar a reinicialização automática, ou se, infelizmente, acontecer de ficar preso pelo lado de fora, basta apenas esperar um pouco que o router irá reiniciar e voltará tudo ao normal e com as configurações antigas.

Exemplo: Imagine que você irá configurar ACL's em um router, as ACL's como todos conhecem, sempre pregam peças e acabam deixando você preso pelo lado de fora. Quando isso acontece é preciso ligar para alguém para desligar e religar o router. Agora imagine, que no local não tenha ninguém, e que o lugar é muito distânte de onde você está, Situação dificil, hein? Então para isso não acontecer, utilize o comando "reload" =)

  router#reload in 5
  Reload scheduled in 5 minutes by vty0 (208.89.111.2)
  Proceed with reload? [confirm]
  router#
  
  
  ***
  *** --- SHUTDOWN in 0:05:00 ---
  ***

Isso irá reiniciar automaticamente o router em 5 minutos. Agora imagine que ocorreu tudo perfeitamente, as ACL's deram certo ;-) Então agora é preciso cancelar a reinicialização. Para isso utilize o "reload cancel".

  router#reload cancel
  router#
  
  
  ***
  *** --- SHUTDOWN ABORTED ---
  ***

Geralmente eu faço as ACL's normalmente e ativo o reload apenas quando irei aplicá-las na interface, se depois de aplicar a ACL a tela do telnet travar, levante e vá tomar um cafézinho, logo logo você volta e tudo estará normalizado =)



 

 

Veja a relação completa dos artigos de André Luiz Facina

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script