você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Chamada de trabalhos - Encontro Nacional Linuxchix Brasil - Vagas para a FGV, Rio de Janeiro

Colaboração: Priscilla Pimenta

Data de Publicação: 06 de Julho de 2007

Mais um ano, mais um evento! Vamos nos reunir este ano no céu azul de nuvens doidas da capital do nosso país.

O Encontro Nacional Linuxchix Brasil será nos dias 7 e 8 de setembro, em Brasília/DF, nas dependências da Faculdade IESB. Estão sendo programadas as tradicionais palestras, mini cursos e várias outras novidades.

A chamada de Trabalhos está Aberta!! Para participar acesse http://www.linuxchix.org.br/?q=chamada. As submissões serão aceitas até dia 15 de julho.

Histórico

Nos últimos quatro anos, centenas de pessoas em cada ano compareceram ao Encontro Nacional Linuxchix Brasil. O Encontro é formado por dois dias de palestras e seminários, apresentados por membros da comunidade de software livre do Brasil. As palestras apresentadas são inéditas e sobre temas técnicos, visando capacitação de profissionais em Open Source em geral. Também buscamos incentivar a participação de mulheres tanto como congressistas quanto como palestrantes e instrutoras, o que vem aumentando gradativamente. Com este incentivo, tentamos diminuir a evasão de mulheres na área e dos cursos superiores de computação. Após dois anos em São Paulo, no último ano tornou-se um evento itinerante e foi a Belo Horizonte, onde o evento motivou a realização de outros eventos menores e a participação de estudantes em projetos open source. Em 2006, o evento foi realizado em Florianópolis, onde alcançamos a fantástica marca de 37% de participação feminina.

O Linuxchix Brasil é uma das mais bem sucedidas regionais do projeto Linuxchix Internacional, tendo aumentando a participação de mulheres nos projetos e eventos open source de praticamente zero à cerca de 20%. Isto é bastante notado pelos estrangeiros da comunidade Open Source que visitam o país[1], e inclusive já nos rendeu convite de explicar este trabalho na Índia[2]. Com o sucesso dos eventos, adquirimos um servidor próprio onde mantemos o site do projeto [3], listas de discussão[4], um estudo colaborativo sobre Mulheres na História da Computação[5], o mapa mundial do projeto[6], alem de páginas pessoais para qualquer integrante[7], tudo isto mantido pelas integrantes.

[1] http://www.dwheeler.com/essays/fisl2005.html#women [2] http://foss.in/2005/schedules/talkdetails.php?talkcode=G1130024 [3] http://www.linuxchix.org.br/ [4] http://listas.linuxchix.org.br/ [5] http://wiki.linuxchix.org.br/ [6] http://www.linuxchix.org.br/worldmap/ [7] http://planeta.linuxchix.org.br

Realização e objetivo:

Por dois anos o evento foi localizado em São Paulo. Além do apelo técnico, que interessa a quem deseja se atualizar e discutir conhecimentos, o evento se caracteriza por promover a inclusão da mulher na área, incentivando a participação de palestrantes mulheres e convidando estudantes e profissionais para comparecerem ao evento. Embora a porcentagem feminina ainda seja pequena, temos sentido o aumento dela nos últimos 3 anos em todos os eventos a Linuxchix Brasil esteve presente. De algumas poucas passamos a ser algo entre 15 a 20% dos eventos, o que é muito gratificante e significativo. Percebemos que em São Paulo já trabalhamos e disseminamos nossas idéias e trabalho, continuamos incentivando porém aqui já plantamos nossa semente. Muitas meninas que começam agora na faculdade estão conscientes de que não são as únicas e se sentem mais motivadas. Muitas mulheres tem exposto mais seus trabalhos, contribuindo para a comunidade. E todas ganharam respeito e liberdade para compartilharem seus interesses em tecnologia, Linux e software livre. Existem muitas e muitas mulheres empenhadas na área de informática e muitas que gostariam de participar mais ativamente da comunidade.

Então decidimos transformar um evento em itinerante, e a primeira experiência em Belo Horizonte foi um sucesso, com a participação de mais pessoas nos projetos da região, incluindo mais mulheres interessadas na área. Os resultados obtidos em Florianópolis nos confirmaram a validade desta idéia.

Público Alvo

Nosso público alvo são profissionais que já trabalham com open source, estudantes de computação e estudantes de ensino médio. São estes os futuros ou já atuantes profissionais que influenciam as decisões de compra e uso de tecnologias nas empresas, que escrevem projetos de atualização e analisam os fornecedores. Visamos propiciar treinamento e capacitação para estes profissionais, apronfundando-se em temas atuais e tendências no mundo open source. Também visamos incentivar e aumentar a participação feminina neste universo, propiciando um ambiente onde elas se sintam motivadas a participar.


Vaga para analista de sistemas na FGV (RJ)

A Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas, localizada no Rio de Janeiro, praia de Botafogo no. 190 em uma vaga para Analista de Sistemas I.

Conhecimento necessário:

  1. Experiência de pelo menos 2 anos em programação. Preferencialmente programação WEB.
  2. Experiência em modelagem de banco de dados relacional.
  3. Conhecimento das seguintes linguagens: SQL, Python, Java, Bash, XSLT.
  4. Conhecimento e experiência de uso das seguintes ferramentas (ou similares): MySQL, Trac, WIKIs, Linux (avançado) e Apache Webserver.
  5. Leitura em inglês tecnico avançado.

Perfil desejado:

  1. Interesse em constantemente pesquisar novas tecnologias e sistemas.
  2. Gosto para inovação e estudo.
  3. Sólidos conhecimentos de redes: Microsoft e Internet.
  4. Experiência com frameworks para desenvolvimento Web como: Django ou Ruby on Rails.
  5. Experiência com VBScript.
  6. Experiência com Linux Debian.

Tarefas que o profissional irá desempenhar:

  1. Auxiliar na administração de servidores Linux
  2. Desenvolvimento de sistemas WEB.
  3. Desenvolvimento de script de manutenção dos servidores, bases de dados, contas e grupos na rede microsoft.


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Priscilla Pimenta

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script