você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Cert recomenda trocar IE por navegadores alternativos da Folha Online

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 02 de Julho de 2004

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u16318.shtml

28/06/2004 - 11h05

O Cert (equipe que monitora ameaças digitais) dos Estados Unidos está pedindo aos internautas que deixem de usar o navegador Internet Explorer até que sejam corrigidas duas falhas graves. Os defeitos permitem que hackers instalem um código malicioso no computador do usuário.

Um comunicado no site do Cert diz que "há um número significante de vulnerabilidades no Internet Explorer [...] e é possível reduzir a exposição a essas falhas usando um navegador diferente, especialmente quando o internauta surfar por páginas desconhecidas".

Entre as opções disponíveis, os internautas podem baixar o Opera (www.opera.com), cuja versão sem Java tem apenas 3,5 MB, ou o browser Mozilla (www.mozilla.org), que tem 12 MB. No site do Mozilla, também há uma versão do browser Firefox (4,7 MB).

Caso os usuários queiram continuar usando o Internet Explorer, o Cert recomenda que o JavaScript seja desabilitado e as configurações de segurança sejam colocadas no máximo, informou o site "The Register" (www.theregister.co.uk).

Servidores

Na última sexta-feira (25), pesquisadores de segurança alertaram os internautas para que fiquem atentos quando surfarem na web, pois hackers podem estar usando os servidores de grandes empresas para atacarem os PCs dos usuários.

Os pesquisadores acreditam que grupos de piratas digitais estão invadindo sites de grandes empresas e silenciosamente instalando um código malicioso que aproveita duas falhas do navegador Internet Explorer que ainda não foram corrigidas pela Microsoft.

As falhas podem fazer com que, ao surfar por uma página, programas indesejados sejam instalados nos computadores dos internautas.

Senhas

Os programas maliciosos, podem, entre outras coisas, registrar todas as teclas digitadas pelo internauta. Na prática, é possível obter dados como senhas de banco e números de cartão de crédito dos usuários mais descuidados.

De acordo com a Microsoft, não há registros de que os hackers tenham conseguido atacar muitos usuários usando as falhas do Internet Explorer. A empresa recomenda que os internautas usem um firewall --programa que monitora o tráfego da internet e permite evitar invasões-- e atualizem seus antivírus e os sistemas operacionais.

Bill Gates, presidente da companhia norte-americana, pediu que os usuário habilitem a função de atualização automática do Windows, assim as correções de segurança serão instaladas mais rapidamente e protegerão os usuários.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script