você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

CEPTRO.br lança website sobre IPv6

Colaboração: Antonio M. Moreiras

Data de Publicação: 03 de November de 2008

CEPTRO.br lança website sobre IPv6, versão atualizada do Protocolo Internet

Iniciativa tem como objetivo promover a adoção da nova geração de endereços IP, bem como esclarecer as dúvidas relacionadas ao tema

Dando continuidade às ações do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) do NIC.br, anuncia a criação do website http://www.ipv6.br, destinado a esclarecer as características da tecnologia IPv6, nova geração do Protocolo Internet (IP). O objetivo é mostrar aos participantes e usuários da Internet no Brasil a importância da implantação dessa versão, essencial para garantir o crescimento perene da rede.

A atual versão do protocolo IP (IPv4) não comporta o crescimento futuro da Internet, fato já previsto desde o início da década de 1990. Diversas soluções paliativas foram implementadas para adiar o esgotamento do IPv4 enquanto se trabalhava no total amadurecimento do IPv6. Agora, a disseminação da nova versão do protocolo é inadiável. "Os endereços IP são necessários para a identificação de cada equipamento ligado à rede, no intuito de permitir a comunicação entre eles. Sem a nova versão, que é muito mais ampla, a Internet continuaria funcionando, mas seu crescimento estaria limitado pelo esgotamento de endereços IPv4", afirma o coordenador do CEPTRO.br, Milton Kaoru Kashiwakura.

O IPv6 traz também avanços que permitirão melhor suporte a tecnologias como voz sobre IP e dispositivos móveis, além de possibilitar mais segurança nas comunicações. As versões mais recentes dos principais equipamentos de rede, sistemas operacionais e softwares modernos já são capazes de funcionar com o IPv6.

A entidade central que administra os endereços IP, a Internet Assigned Numbers Authority (IANA), prevê o esgotamento do IPv4 para 2011. "A implantação do novo protocolo terá de ser acelerada, exigindo investimentos em soluções e equipamentos, portanto, é fundamental que todos acessem o IPv6.br, se informem sobre o assunto e façam seu planejamento. O espaço é colaborativo e permite a manifestação dos participantes quanto às suas experiências", finaliza Kashiwakura.

No intuito de facilitar a adoção do novo protocolo no Brasil serão realizadas diversas ações, além do lançamento do website IPv6.br, como o fornecimento de conectividade IPv6 para os participantes do PTTMetro de São Paulo e a promoção de cursos rápidos sobre o tema.

Sobre o CEPTRO.br

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infra-estrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, o PTT.br, NTP.br, e IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em http://www.ceptro.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio - Registro.br (http://www.registro.br), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - CEPTRO.br (http://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - CETIC.br (http://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil . CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou www.nic.br

Contatos para a imprensa . CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Renata Albuquerque ÿÿ <renata (a) s2 com br>
Carolina Mendes ÿÿ <cmendes (a) s2 com br>
Erika Souza Cruz ÿÿ <erikac (a) s2 com br>
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) <joseluiz (a) s2 com br>



Veja a relação completa dos artigos de Antonio M. Moreiras

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script