você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Câmera HP PhotoSmart no GNU-Linux

Colaboração: Rafael dos Santos Cubas

Data de Publicação: 20 de Janeiro de 2006

Os procedimentos descritos aqui foram feitos no Fedora Core 4, entretanto devido a natureza genérica dos procedimentos, eles devem funcionam em qualquer distribuição.

Recentemente adquiri uma câmera HP PhotoSmart M23 e, ao Verificar o CD de instalação que acompanha a câmera, reparei que não existia nenhum suporte para os usuários de sistemas operacionais, que não fossem o Windows e o Mac OS. Pesquisando na Web e nos manuais da câmera, descobri que existe duas maneiras de descarregar as fotos para o PC: conectando uma câmera ao computador como uma câmera digital (parece meio óbvio, mas é isso mesmo) ou como um dispositivo USB de armazenamento.

No manual da câmera não havia nenhuma referência direta sobre como usar a câmera em sistemas operacionais como o linux, por exemplo. O manual apenas dava uma "dica", sugerindo o modo de acesso direto via USB para descarregar as fotos sem o software apropriado, ou em outros sistemas operacionais.

Modo Câmera Digital

Neste modo é necessário um software de específico, eu usei o digikam (http://www.digikam.org/). Após a instalação, que pode ser feita via yum (yum install digikam):

  1. Entre no programa;

  2. Conecte o cabo USB à câmera;

  3. No menu Câmera clique em "Adicionar câmera". Na tela que aparecerá, haverá um botão que ativa uma ferramenta de autodetecção, botão "Auto-Detectar". No caso da M23, ela não constava na lista das câmeras conhecidas, então eu tive que usar um driver de câmera genérica, "USB PTP Class Camera", selecionado pelo próprio software na auto-detecção. Caso a auto-detecção não selecione a câmera certa, você ainda pode clicar no botão "Adicionar..." e, escolher o modelo desejado. A lista de câmeras conhecidas é original do gphoto2, então uma atualização da biblioteca pode ser útil, caso você tenha problemas em selecionar a câmera desejada;

  4. Clique Ok, para fechar a tela de configuração de câmeras.

  5. No menu principal, novamente clique em Câmera e selecione o modelo que você acabou de adicionar na tela anterior. O software automaticamente tentará acessar a câmera nesse instante.

    No caso da M23, houveram erros nas tentativas de leitura dos dados da câmera. Acredito que esses erros podem ter sido causados devido ao fato de eu estar o usando o driver genérico "USB PTP Class Camera". Para resolver esses erros, eu retirava o cabo USB da máquina, espera alguns segundos e conectava o cabo novamente e tentava novamente. Entretanto, algumas vezes pode ser necessário reiniciar o digikam.

  6. Se tudo der certo e a máquina possuir fotos, o software irá mostrar uma lista das fotos que estão na máquina, selecione as que lhe interessam e clique em Transferir. Além do comando de transferência o software ainda disponibiliza mais alguns comandos básicos para a manipulação das fotos.

A vantagem de usar o digikam, está no fato de ele ser um software específico para este tipo de tarefa, além de possuir alguns plugins (http://extragear.kde.org/apps/kipi/) para realizar vários tipos de tratamentos sobre os arquivos.

Modo Dispositivo USB:

Este é o modo que eu considero mais poderoso, pois nele o sistema irá tratar a máquina como um simples dispositivo de armazenamento, ou seja um Pen-Drive! Para isso basta carregar os módulos necessários e montar o dispositivo no sistema. Você vai precisar executar esses comandos como root!

Caregue os seguintes módulos:

  $modprobe usb_ohci
  $modprobe ehci_hcd
  $modprobe usbcore

Nas minhas pesquisas na Web, o módulo usbcore foi usado em vários momentos mas como ele não estava disponível no meu FC4, prossegui sem ele e não tive problemas. Além dos 3 módulos citados acima, antes de instalar a câmera, o FC4 já carregava automáticamente o módulo usb_storage. Se tiver problemas tente carregar este módulo também.

Para saber se todos os módulos foram devidamente carregados:

  $lsmod

Execute o dmesg para saber detalhes do carregamento dos drivers:

  $dmesg

montagem do dispositivo:

  $mkdir /media/pendrive
  $mount -t vfat /dev/sdaN /media/pendrive

Para fazer a montagem eu usei N=1, ou seja o dispositivo /dev/sda1, por que o device sda0 já estava alocado para o meu modem ADSL. Você pode saber qual é o valor que o sistema atribui a N, olhando o resultado do comando dmesg.

E pronto! Basta copiar os arquivos para o seu hd, através do tradicional comando cp! Além disso você ainda pode copiar arquivos para a câmera, utilizando-a como um pen-drive para transportar qualquer tipo de arquivo!

Vale a pena lembrar que neste modo não é possível acessar a máquina pelo digiKam!

NOTAS IMPORTANTES:

No caso da M23, o modo de acesso à câmera, não é escolhido por software e, sim dentro da própria câmera. Mas eu acredito que em outras câmeras não seja diferente. Para alternar entre os dois modos na HP PhotoSmart M23, no menu da própria câmera selecione o Menu Configurar->USB e selecione o modo desejado: "Disco rígido" ou "Câmera Digital". Eu acredito que o modo dispositivo USB, na câmera conhecido como Disco Rígido, seja a melhor opção. Pois nele você poderá descaregar as fotos da câmera tanto no ambiente Windows como Linux, de maneira muito fácil. E sem precisar de nenhum software adicional para isso!

Nos meus testes eu usei um cartão de memória para os dois modos de acesso. Com a máquina sem o cartão, ou seja só com a memória interna, eu só acessei a máquina pelo digikam. Nem cheguei a testar o acesso como dispositivo USB, mas acredito que deva funcionar também.

O Digikam é um software voltado ao ambiente KDE.



Veja a relação completa dos artigos de Rafael dos Santos Cubas

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script