você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Bulk Mailer

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 07 de Março de 2002

As mensagens da Dicas-L eram enviadas, originalmente, por intermédio do próprio gerenciador de listas. Porém, com o crescimento do número de assinantes, eu passei a ter diversos problemas. Muitas das mensagens não eram entregues e as reclamações começaram a crescer.

Para resolver o problema provisoriamente, eu adotei uma solução bastante artesanal:

  #!/bin/ksh
  
  for user in ``cat list``
  do
  /usr/ucb/mail -s "Assunto" $user < mensagem
  sleep 2
  done

Este enfoque é ineficiente por diversas razões. A primeira dela é que eu crio uma conexão SMTP para cada assinante, o que já é uma carga tremenda para a máquina. A segunda desvantagem é o tempo para entregar tudo. Façam as contas, 18.000 * 2 = 36.000 segundos, dez horas!

Descobri então, por indicação do Gustavo Leite de Mendonça Chaves, do CPqD, em Campinas, o software "Bulk Mailer". Este software age de forma muito mais inteligente do que a minha shell script. Ele ordena os recipientes das mensagens por domínio e cria um único envelope SMTP para criar uma conexão onde a mensagem é entregue de uma só vez a diversos destinatários. Onde antes eu fazia, por exemplo, 100 conexões para entregar as mensagens aos assinantes do UOL, ele agora faz apenas uma. O tempo de entrega das mensagens caiu drasticamente e o servidor de email da Unicamp está respirando bem melhor agora :)

O software oferece diversas opções de uso e é bastante flexível. Mais informações sobre o Bulk Mailer podem ser encontradas em ftp://cs.utk.edu/pub/moore/bulk_mailer/bulk_mailer.README. O download pode ser feito em http://www.cs.utk.edu/~moore/software.html

Com o Mojo Mail, sobre o qual já falei na Dicas-L, e o Bulk Mailer, acho que consegui uma solução quase ideal para o gerenciamento da lista. Agora falta apenas a remoção automática de endereços com problema, o que ainda estou fazendo através de alguns shell scripts pouco inteligentes, que eu mesmo fiz.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script