você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Broffice.org - Trabalhando com Modelos

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 03 de setembro de 2010

A maior parte das pessoas gasta muito mais tempo do que necessário para criar e manter seus documentos. Ao trabalhar com modelos e folhas de estilo, consegue-se reduzir significativamente o tempo necessário para criar um documento ou uma apresentação. Ao se adotar esta forma de trabalho, você irá gastar mais tempo apenas uma vez, ao projetar o seu documento e ao criar a sua folha de estilo. Isto feito, basta reutilizar o modelo criado e todo o trabalho ficará bastante simplificado.

Modelos para Apresentações

A suíte Broffice.org vem com apenas alguns modelos de apresentação. Mas isto não é propriamente uma limitação, visto que você pode importar modelos de outros editores de texto. Nesta tarefa, o Google pode nos ajudar. Com o termo de busca free powerpoint templates, vou ao primeiro resultado da lista, o site TemplatesWise. Neste site, seleciono o tema Fall Colors Background2. O tema vem em um arquivo zipado, chamado 76.zip. Ao descompactar o arquivo, ele cria um diretório, chamado 76, com cinco arquivos: 01.jpg, 02.jpg, 03.jpg, que são as imagens usadas no tema, o arquivo 76.ppt, que é o arquivo powerpoint que importaremos, e o arquivo Thumbs.db, que não utilizaremos.

Ao abrir o arquivo 76.ppt no Broffice.org, temos uma visão melhor do tema:

Poderíamos seguir trabalhando com este arquivo e, ao final, salvá-lo da forma que desejarmos. Mas este não é o ponto principal. Desejamos salvá-lo como um modelo, para podermos reutilizá-lo no futuro quantas vezes desejarmos. Para isto, selecione, no menu Arquivo a opção Salvar Como:

No menu abaixo, selecione o tipo de arquivo como Modelo de Apresentação ODF (otp)

Uma vez que o modelo tenha sido salvo, posso começar a usá-lo. Existem diversas formas para carregar em seu documento um modelo pré-existente. Um deles é através do menu Arquivo, e então o subitem Modelos e documentos:

No menu que se abre, no item Modelos, já se encontra o modelo salvo anteriormente, com o nome Outono.

Selecionamos então o modelo que criamos e em seguida clicamos no botão Abrir. Será aberta uma nova tela do aplicativo Simpress contendo o nosso modelo. Salve o documento com o nome que quiser e pode começar a trabalhar.

Modelos para documentos

Podemos fazer o mesmo com documentos de texto. O procedimento é exatamente o mesmo descrito acima, para as apresentações. Para obter modelos para documentos, temos o site OpenOffice.org Extensions, que contém uma grande quantidade de modelos disponíveis para download gratuito.

Além dos repositórios padrão, você encontra gratuitamente na Internet modelos prontos para os mais diversos fins: livros, folhetos de propaganda, cartazes, enfim, o que você precisar.

Dentre os sites que oferecem modelos gratuitos de documentos, uma menção honrosa vai para o projeto Escritório Aberto. São dezenas de modelos de documentos, para as mais diversas finalidades. Além de economizar muito tempo com o uso de modelos e estilos, você poderá também aprender muitas dicas úteis estudando os documentos disponíveis.

O investimento de tempo necessário para começar a trabalhar com estilos e modelos não é grande, mas o retorno em termos de qualidade visual de seus documentos e da economia de tempo que você obterá certamente mais do que compensam o estudo. A revista Broffice.org Zine, em suas edições anteriores, traz diversos artigos e dicas que ensinam a trabalhar também com estilos.

Este artigo foi publicado originalmente na Revista Broffice.ORG, na edição de Julho de 2010. A revista Broffice.ORG é uma publicação gratuita e todas as edições já publicadas podem ser baixadas diretamente do site da revista.


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Gledson Cardoso
03 Set 2010, 06:10
Bom dia,

Excelente dica, mas queria dar uma contribuição:

Para quem usa o OpenOffice no linux é necessário mais alguns passos para o modelo ficar disponível.
Após salvar como modelo é necessário "importar".

1) Clique em Arquivo, Modelos, Organizar

2) Escolha Modelos

3) Clique em Apresentações

4) Clique em Modelos e escolha Importar Modelo

5) Selecione o arquivo salvo

6) Clique em Abrir

O modelo importador aparecerá na lista das apresentações

7) Clique em Fechar

Pronto, agora no assistente de criação de apresentações ao se escolher "A partir do modelo" estará disponível o modelo salvo.


Abraços


Gledson
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script