você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

bin - Novo site Software Livre

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 17 de Março de 2003

Gostaria de anunciar o lançamento do site /bin. Este site tem por objetivo, entre muitas outras coisas, divulgar o movimento de software livre e oferecer subsídios para quem queira se aprofundar no assunto.

Originou-se de uma idéia do Franklin Carvalho, de uma revista eletronica sobre software livre, e depois de muitas conversas, muita gente, acabou nascendo.

Para nascer, o /bin teve o apoio de muita gente. A SOLIS, cooperativa de Soluções Livres, Nasair Junior da Silva, que escreveu o software de publicação de conteúdo que é utilizado no site, o FRED (http://fred.codigolivre.org.br/), a Joice Käfer, que é a responsável pelo visual arrojado do site :-) e muito mais. O provedor UNIVATES/B&WNet está oferecendo toda a infraestrutura e a conexão com a Internet.

A única coisa que ainda não temos é um computador à altura. Se alguém ou alguma empresa quiser nos apoiar nesta iniciativa de divulgação do movimento de software livre, por favor entre em contato comigo.

Como não podia deixar de ser, também estou nesta iniciativa, escrevendo e dando palpites. A seguir incluo a divulgação do site escrita pelo Cesar Brod. Se você não quiser ler tudo aqui, faça-nos uma visita. O endereço é http://www.barrabin.com.br. Se gostar, conte aos amigos :-)


Subject: /bin?

http://www.barrabin.com.br

O que é afinal o /bin? (pronuncia-se BARRABIN). Nem nós sabemos direito, e esta é a verdade! Em sistemas operacionais sérios, o diretório /bin é onde estão os arquivos executáveis, aqueles que fazem com que seu computador sirva para alguma coisa. No fundo, talvez seja isto: este portal quer que o seu computador sirva para alguma coisa! Ou melhor, que você e sua empresa usem o seu computador de forma produtiva e útil usando um sistema operacional sério.

Que eu me lembre, o BARRABIN existe na cabeça do Franklin Carvalho desde antes de 2000, quando numa noite muito quente em Arroio do Meio ele me contou da idéia de ter uma publicação que a cada edição esgotasse um determinado assunto de forma prática, mas de leitura agradável e permitindo a constante discussão e aprendizado. Na época, a idéia do Franklin era ter uma revista real, de papel mesmo, com a continuação dos assuntos que a revista levantava na Internet. Por questões práticas, o BARRABIN surgiu ao avesso: primeiro na Internet. Depois vamos juntar o que há de melhor e publicar alguma coisa que sirva como uma referência mais "física", já que todos nós, para ler mesmo, preferimos o papel (ou não?).

Ainda sem o nome BARRABIN o Franklin foi provocando um e outro, até que depois de um encontro com o Rubens Queiroz decidimos que teríamos mesmo que transformar a idéia em realidade e ficamos mais um ano sem fazer absolutamente nada a respeito. Bom, nem tanto... Neste período pensamos muito e chegamos à conclusão de que o BARRABIN deveria ser alguma coisa que nós mesmos gostaríamos de ler.

A idéia e o formato do portal são muito simples. A cada dois meses vamos levantar um assunto e buscar através de artigos escritos por nós e nossos convidados, explorando este assunto ao máximo: dos fundamentos à implementação prática, passando por estudos de casos de sucesso e fracasso (sim, nem tudo dá certo), com suas razões e algumas recomendações. Finalizado o período de dois meses, trocamos de assunto, mas o assunto anterior fica lá, eternamente, podendo ser até acrescido de novos artigos e comentários, se for o caso. Eventualmente, ressuscitaremos um assunto antigo e atualizaremos o conteúdo.

O /bin só é possível graças ao apoio da UNIVATES, que hospeda nosso portal, à SOLIS, cooperativa de soluções livres, que mantém a infraestrutura técnica, e em especial ao Nasair Junior da Silva, autor do FRED, nosso sistema gestor de conteúdo, e à Joice Käfer, que além de ser a coisa mais linda deste mundo, colocou toda a estrutura do portal no ar: sem ela, nós estaríamos ainda naquela fase de pensar a respeito de tudo isto.

Quer saber mais? www.barrabin.com.br



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script