você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Beonex, um browser baseado no Mozilla

Colaboração: Paulo Eduardo Neves

Data de Publicação: 21 de Fevereiro de 2001

Há dois anos atrás a Netscape resolveu abrir o código fonte e seu browser e criou o projeto Mozilla <http://www.mozilla.org> para desenvolvê-lo. Neste meio tempo aconteceu um monte de coisas, como a Netscape ter sido adquirida pela agora maior corporação de mídia do mundo, a AOL-Time Warner. O código do Mozilla é a base para o Netscape versão 6.

Como o código é aberto, qualquer um pode usá-lo para outros fins. Um grupo de programadores criou então um outro browser o Beonex <http://www.beonex.com>, que tem versões para unix e windows.

O Beonex tem várias vantagens em relação ao Mozilla. A principal é a retirada de vários supérfulos da AOL, o que o deixa mais rápido. Outra vantagem é que ele não fica o tempo todo "gritando" para que você compre/visite/veja anúncios no portal da AOL.

Uso Linux como meu desktop e, frente à precariedade dos browsers existentes, é sempre bom saber que há novidades. Infelizmente por enquanto ainda uso o Netscape 4.7, apesar de tanto o Beonex como o Netscape 6 parecerem mais estáveis. Duas coisas me impedem de adotá-los: são muito pesados para rodar direito no meu velho Pentium 233; e quase nenhum shortcut de teclado funciona, tornando insuportável escrever emails.

De qualquer maneira, vale a pena experimentar o Beonex e ficar de olho em seu desenvolvimento. Dificilmente o melhor browser para linux não será baseado no código Mozilla.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Paulo Eduardo Neves

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script