você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Baen Free Library

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 08 de Maio de 2002

No endereço http://www.baen.com/library/ encontra-se a "Baen Free Library". A Baen é uma editora de livros de ficção científica que resolveu colocar seus livros na web para download gratuito.

Neste endereço, um artigo de Eric Flint, explica as razões pelas quais a editora resolveu adotar esta política. Em poucas palavras, a razão é: porque é lucrativo.

O livro na Internet serve como propaganda para o trabalho do autor. Quando voce realmente gosta do trabalho de alguém comprar o seu trabalho é uma forma de se prestar uma homenagem ao autor.

Eu vivenciei isto de uma certa forma com o primeiro livro que publiquei chamado "Linux: Dicas e Truques". Este livro é uma coletânea dos melhores artigos sobre Linux que escrevi na Dicas-L. Eu nunca havia pensado em publicar um livro, mas em conversas com o Rodrigo Stulzer Lopes da Conectiva saiu a idéia e o livro foi publicado. A tiragem original de 2000 exemplares se esgotou quase toda em, calculo, 1 ano e seis meses. E vejam só, todo o conteúdo do livro está em forma digital na Web. A Dicas-L, além disto, oferece um arquivo zipado onde o interessado pode baixar todas as dicas de uma vez só. Por que o livro vendeu tão rápido? Acho que a boa e infalível propaganda de boca (ou de byte) deve ter ajudado :-)

De qualquer forma, é bom tomar cuidado registrando seu trabalho. O meu segundo livro, "As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa", também em formato digital na Web há quase cinco anos, foi publicado pela Novatec. Pois então, um picareta pegou o meu livro, mudou algumas coisas e está vendendo na Web e pelo mesmo preço da edição da Novatec.

Um tempo atrás, eu recebi uma mensagem de um assinante da Dicas-L me alertando que uma determinada pessoa pegava as mensagens da lista, mudava o meu nome e as referências à Unicamp, e distribuia com o nome dele. Eu até assinei a lista por um tempo para ver como ele agia. Nunca falei nada com o plagiador. Apenas observei. Com o tempo ele parou de distribuir as mensagens.

Interessante, sempre que alguém pega algo meu e distribui removendo o meu nome, eu sou avisado de uma forma ou de outra. Um caso interessante foi de uma pessoa de Portugal, que pegou o meu artigo chamado "Por que usar Software Livre" e enviou para publicação sob o seu nome. Não demorou muito recebi o pedido de desculpas do website onde o artigo foi publicado. O webmaster desconhecia o plágio e me pediu desculpas pelo ocorrido. Pediu também para continuar veiculando o artigo, porém com o meu nome. Claro que concordei. Mais propaganda para mim e para o software livre :-)

Eu me divirto muito com isto. Todos que me solicitam a veiculação dos artigos são atendidos, eu apenas peço que os direitos autorais sejam respeitados, porque também muito do que circula na Dicas-L não é de minha autoria.

Mas voltando ao assunto original, não deixem de ler este texto de Eric Flint. Os tempos mudaram e se você continuar pensando da forma antiga certamente vai perder o bonde.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script