você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Avalanche (de emails)

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 26 de Março de 2001

Uma das coisas que mais dou valor hoje em dia é o meu arquivo de filtros de email, que me permitem separar da montanha de emails que recebo diariamente aquilo que me é útil. A última vez que olhei, eu estava recebendo cerca de 1000 emails por dia, entre spams, auto respostas de diversos provedores e diversas mensagens de erro. Com os filtros eu consigo reduzir esta avalanche de mensagens para algo em torno de 60 a 80 mensagens, das quais eu devo ler aproximadamente umas 20. Eu uso o programa procmail no servidor Unix do Centro de Computação da Unicamp. Em uma dica anterior eu publiquei o arquivo de filtros que uso. De lá para cá este arquivo já cresceu muito. Este pessoal que escreve email lixo é bastante criativo.

Dentre as mensagens que recebo muitos me escrevem pedindo para eu solucionar problemas de informática. Muitos problemas eu só poderia resolver com muita pesquisa, o que infelizmente eu não posso fazer por não ter tempo. Felizmente o sistema Rau-Tu de perguntas e respostas tem ajudado em muito. Agora eu já tenho um lugar para enviar quem tem dúvidas de Linux. Em breve, com a liberação do código fonte do sistema Rau-Tu, eu tenho a esperança de que diversos portais aparecerão cobrindo não apenas a área de informática, mas problemas mais casuais como unha encravada, adestramento de animais, problemas conjugais e qualquer coisa imaginável.

Na mesma linha do Rau-Tu, estamos desenvolvendo mais um novo sistema da família Rau, o Nou-Rau. Quem adivinhar o que ele vai fazer ganha um doce. Aguardem para a semana que vem novidades para esta área.

Mas voltemos ao email. Por incrível que pareça, o que mais me exaspera não são os spams, que aliás recebo até poucos, mas as famigeradas auto-respostas. UOL, Zipnet, e muitos outros deveriam por uma restrição na configuração da auto-resposta por parte de seus usuários, como por exemplo a utilização por per¡odo não superior a quinze dias e apenas duas vezes ao ano. O que eu gostaria mesmo é que isto, a auto-resposta, fosse proibido, mas aí já é sonhar demais.

Por falar em spam, outro dia eu estava procurando uma lista em espanhol semelhante à lista EFR (English for Reading) que também mantenho. A lista EFR manda uma piada por dia em inglês com o vocabulário comentado, para ajudar o desenvolvimento do vocabulário para leitura. Pois então, eu achei uma que dizia que fazia isto e me inscrevi. Até hoje não recebi nenhuma mensagem para melhorar o meu vocabulário de espanhol, mas passei a receber diversos spams em espanhol, algo a que até o momento não tinha vivenciado. Passei a receber mensagens com subjects do tipo "Quieres ganar mucha plata?" e outras do genero. Mas não posso reclamar, até que o objetivo principal de aumentar o meu vocabulário de espanhol está sendo alcançado embora restrito a tópicos como maneiras de ficar rico fácil, conquistar mulheres "muy hermosas" e coisas do gênero.

Outra coisa interessante são as pessoas que se cadastram nas listas que mantenho, se esquecem do fato e depois escrevem diretamente para mim pedindo para se descadastrarem. Alguns me inundam com mensagens solicitando o descadastramento, com mensagens em letras maiúsculas, como se estivessem gritando, alguns já me ameaçaram de prisão (verdade, podem acreditar), e muitos outros episódios. Invariavelmente a maioria destas pessoas são muito mal educadas.

Às vezes eu fico com um certo remorso porque acho que poderia estar prestando um serviço muito melhor, escrevendo artigos mais interessantes, dicas mais úteis e por aí vai, mas infelizmente os fatos que descrevi acima, pensando em maneiras de deixar a minha caixa postal limpa e descadastrando os desinformados me tomam o tempo que eu poderia estar melhorando a qualidade das mensagens da Dicas-L.

Apesar disto tudo, manter esta lista é algo que me d muito prazer. Muitas pessoas colaboram com a lista, como vocês já devem ter notado. Aprendo muito pensando em coisas que podem ser úteis a todos os assinantes da Dicas-L, e no final eu acho que, apesar deste ser um serviço voluntário, eu ainda saio ganhando e muito.

Mas se você que está lendo esta mensagem usa a auto-resposta, me faça um pequeno favor, desligue isto. A Internet, a humanidade e eu mesmo agradecemos fervorosamente :-)



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script