você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Atualização Profissional e Expressões Regulares (II)

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 20 de Fevereiro de 2002

O moral da estória de ontem, é que raramente nós, profissionais de informática, paramos para amolar os nossos machados. Continuamente reclamamos da falta de tempo, que vivemos apagando fogo, que o trabalho é desmotivante, etc.

Deixamos que o dia a dia sufocante nos impeça de aprender. Se aprendermos técnicas novas, como usar melhor as nossas ferramentas de trabalho e nos disciplinarmos certamente teremos mais tempo e faremos melhor nossas tarefas.

Há muitos anos atrás, numa sexta-feira, por volta das 5h00 da tarde, eu fui procurado por uma pessoa que queria resolver um problema. Curioso, perguntei o que exatamente ele precisava fazer. A resposta foi que ele estava se preparando para trabalhar todo o final de semana, pois precisava modificar cerca de 5.000 documentos, trocando uma expressão por outra. Eu lhe disse então que podia fazer este trabalho todo em cinco minutos. Claro que ele não acreditou no que eu disse. Usando apenas o comando "sed", fiz o trabalho que ele iria fazer em dois dias e usando apenas conceitos rudimentares do comando sed.

Um aspecto importantissimo do trabalho de qualquer analista de sistemas ou de suporte é o conhecimento de expressões regulares. É impressionante o que se pode fazer quando se domina, mesmo superficialmente, os recursos dos utilitários Unix unidos ao poder das expressões regulares.

No histórico da lista Dicas-L encontram-se diversos exemplos de aplicações como a que citei acima, com o utilitário sed e vários outros.

Existem diversos recursos úteis sobre expressões regulares na Internet. Em se tratando de livro, temos o excelente "Expressões Regulares", escrito pelo Aurélio Marinho Jargas, e publicado pela Editora Novatec. O livro do Áurelio é bastante didático e, com muito bom humor, nos conduz seguramente pelo aprendizado de expressões regulares. No website do Aurélio encontram-se diversas outras referências sobre o assunto, inclusive o FAQ do utilitário SED. Mesmo que você não tenha interesse imediato nestes assuntos vale a pena ler este FAQ para que você tenha uma noção do que se pode fazer com um comando aparentemente tão insignificante. O site do Aurélio fica em http://aurelio.net

Uma outra referência, esta em inglês, é o livro "Mastering Regular Expressions", publicado pela editora O'Reilly. A abordagem de expressões regulares neste livro é feita cobrindo vários utilitários e linguagens de programação, como Python e Perl. Este livro é considerado a bíblia do assunto. Mais informações sobre este livro podem ser encontradas em http://www.oreilly.com/catalog/regex/, onde se encontra também um capítulo de amostra, o de número 4, chamado "The Mechanics of Expression Processing".

Mas a mensagem principal é, nunca deixe de estudar. O seu trabalho certamente vai ficar melhor, você vai ficar mais competente, mais valorizado, vai dizer menos "não" pois vai saber que muitas coisas "impossíveis" na verdade podem ser feitas (muito facilmente às vezes).

Então, por que não começar pelo aprendizado das expressões regulares? :-)



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script